A paternidade é uma jornada repleta de desafios e recompensas, independentemente da idade em que se decide embarcar nessa aventura. No último levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2021, os brasileiros se tornam pais com 25 anos e 9 meses, em média.
Enquanto pais jovens podem trazer energia e vitalidade, os pais mais velhos oferecem estabilidade e experiência de vida. Saiba quais são os prós e contras da paternidade em diferentes fases da vida.
Vantagens e desafios para um “pai jovem”
A energia e a vitalidade são elementos que acompanham aqueles que encaram a paternidade enquanto são jovens. Isso acontece porque entre 20 e 30 anos, os homens tendem a ter mais energia para acompanhar o ritmo dos filhos pequenos, participando ativamente de brincadeiras e atividades físicas.
A opção por ser pai na fase inicial da vida adulta é uma opção vantajosa porque a fertilidade masculina é geralmente mais alta nessa faixa etária. Começar a paternidade mais cedo, também pode significar mais anos para compartilhar com os filhos e acompanhar suas vidas e realizações.
No entanto, a opção por começar cedo implica em muitos desafios. Quando jovens, os pais ainda estão construindo suas carreiras e podem enfrentar desafios financeiros ao criar uma família.
A juventude também pode trazer uma falta de experiência e maturidade emocional, o que pode dificultar a tomada de decisões importantes na criação dos filhos. A menor diferença de idade pode levar a conflitos de geração, especialmente durante a adolescência dos filhos.
Vantagens e desafios após os 40 anos
Aqueles que optam pela paternidade após os 40 anos têm maior probabilidade de terem alcançado carreiras estabelecidas e maior estabilidade financeira, o que pode proporcionar um ambiente mais seguro e confortável para os filhos.
A experiência de vida acumulada pode ajudar na tomada de decisões mais ponderadas e na criação de um ambiente familiar equilibrado. Pais mais velhos tendem a ter prioridades mais claras e podem dedicar mais tempo e atenção aos filhos, valorizando cada momento.
Contudo, envelhecer pode trazer limitações físicas, tornando mais difícil acompanhar o ritmo dos filhos pequenos. Segundo a medicina, a paternidade tardia pode estar associada a maiores riscos para o bebê, incluindo problemas genéticos.
Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/dia-dos-pais-quais-sao-as-vantagens-e-desafios-da-paternidade-em-todas-as-fases-da-vida/