28 de fevereiro de 2025
Sinterpum01
Compartilhe:
Foto: Divulgação

Na manhã desta quinta-feira (27/02), o secretário municipal de Educação de Timon, professor Gideão Santes, recebeu representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Rede Pública Municipal de Timon (SINTERPUM) para uma reunião estratégica. O encontro teve como objetivo alinhar demandas essenciais para o início do ano letivo e garantir melhorias tanto para os educadores quanto para os alunos da rede municipal.

A presidente do sindicato, Maria Eunice, e o vice-presidente, Mário Fortuna, apresentaram as principais reivindicações da categoria, destacando a importância de um ambiente escolar mais estruturado e condições adequadas para o desempenho dos profissionais da educação.

Após as discussões, os representantes do sindicato consideraram a reunião positiva, sinalizando avanços nas negociações e no compromisso da administração municipal com o fortalecimento da educação em Timon.

Participaram também do encontro, professor Cleverlande Rocha e as representantes do ensino infantil, Amanda Beatriz e Florizete Maria.

Principais definições da reunião:

Educação Infantil: O modelo atual será mantido, com os professores ministrando aulas três dias por semana, com quatro horas por turno.

O professor terá uma carga horária de 12 horas semanais em sala de aula, sendo horas completas de 60 minutos (e não horas-aula de 50 minutos). Essas 12 horas serão distribuídas em três dias da semana, com turnos de 4 horas cada, por exemplo, das 7h às 11h ou das 13h às 17h.

A principal mudança é que essa regra agora se aplica tanto aos professores efetivos quanto aos celetistas. Isso significa que ambos terão dois dias reservados para atividades de planejamento e horas pedagógicas (HP).

Horário Pedagógico: Ficará a critério de cada escola, conforme sua proposta pedagógica. O secretário sinalizou flexibilidade no cumprimento das atividades pedagógicas fora do ambiente escolar, permitindo que planejamentos, correção de atividades e pesquisas de recursos didáticos possam ser realizadas remotamente.

Cuidadores, Intérpretes e Gestores (carga horária excedente – 45h): Quanto aos Gestores, estes podem fazer um revezamento garantindo que todos cumpram a carga horária de 40h semanais sem prejuízos ao funcionamento da Gestão Escolar.
Com relação aos Cuidadores e Intérpretes, estes profissionais deverão dialogar com a Gestão da escola e definir um horário onde a carga horária trabalhada seja de acordo com o que está descrito no seu contrato de trabalho.

Professores de Arte e Ensino Religioso: Devido à redução da carga horária dessas disciplinas, os professores assumirão 10 turmas para cada 20h/aula. Além disso, será feita uma retificação na nota técnica para garantir equidade entre os docentes que possuem apenas uma aula semanal em cada turma.

Sábados letivos: O cumprimento dos 200 dias letivos continua obrigatório. No entanto, as escolas terão a liberdade de sugerir alternativas de reposição, desde que enviem um ofício à Secretaria Municipal de Educação (SEMED) formalizando a proposta.

Os representantes do SINTERPUM, Maria Eunice e Mário Fortuna, consideraram a reunião produtiva e esperam que as pautas discutidas resultem em melhorias concretas para toda a comunidade escolar.

“A expectativa agora é que essas diretrizes sejam aplicadas de forma eficiente, promovendo melhores condições de trabalho para os educadores e qualidade no ensino para os alunos da rede municipal de Timon,” conclui Eunice.