21 de setembro de 2024
Compartilhe:

A Polícia Federal prendeu em flagrante, na manhã da última segunda-feira (24), um homem e uma mulher que retiravam uma encomenda com equipamentos usados para a montagem de armas em uma agência dos Correios na Maré, na zona norte do Rio de Janeiro.

De acordo com a investigação, a dupla fazia a compra, recebimento, transporte e fornecimento de materiais bélicos ao crime organizado que atua na região. Materiais como miras holográficas, lunetas, coronhas e carregadores de fuzil importados e de alta capacidade eram comercializados por eles. As armas ram capazes de armazenar 50 munições e realizar até 50 disparos ininterruptos.

Os presos foram levados à Superintendência Regional da Polícia Federal no Rio de Janeiro e, após a formalização da prisão em flagrante, devem ser encaminhados ao sistema prisional, onde permanecerão à disposição da Justiça.

“As investigações apontaram que as facções que atuam no Complexo da Maré se utilizam de pessoas físicas para aquisição de acessórios para armas de fogo, como carregadores de alta capacidade. Dessa forma, abastecem as comunidades nessa logística de guerra”, explica o delegado da PF José Paulo Duval.

Para o delegado, é importante ressaltar que esses equipamentos contribuem para escalada da violência do Rio de Janeiro. “São itens muito demandados pelas facções criminosas em atentados contra forças policiais e sociedade como um todo”.

As prisões foram realizadas em uma ação conjunta da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO/RJ) com a Força-Tarefa Internacional de Combate ao Tráfico de Armas e Munições (FICTA). A FICCO é uma força-tarefa composta pela Polícia Federal, Polícia Civil e Polícia Militar, e tem por objetivo realizar uma atuação conjunta e integrada no enfrentamento ao crime organizado e violento no estado do Rio de Janeiro.

Já a FICTA é uma unidade supervisionada pelo Serviço de Repressão ao Tráfico de Armas da Polícia Federal e composta por PF, Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça e Homeland Security Investigations (HSI) – principal braço investigativo do Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos.

Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/dupla-e-presa-ao-tentar-retirar-acessorios-para-armas-em-agencia-dos-correios-no-rio/