O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversaram hoje, por telefone, para tratar da ajuda do governo federal para o estado, novamente atingido por fortes chuvas. A conversa aconteceu após uma postagem do governador gaúcho na rede social X, solicitando apoio para resgatar pessoas ilhadas pelas enchentes.
No perfil oficial do “X”, Leite escreveu:
Presidente @LulaOficial, por favor envie IMEDIATAMENTE todo o apoio aéreo possível para o RS. Precisamos resgatar JÁ centenas de pessoas em dezenas de municípios que estão em situação de emergência pelas chuvas intensas já ocorridas e que vão continuar nos próximos dias.
— Eduardo Leite (@EduardoLeite_) April 30, 2024
Cerca de 30 minutos após a postagem, Lula disse que já pediu para equipes de ministérios para prestarem auxílio ao governo gaúcho.
Conversei por telefone com o governador gaúcho, @EduardoLeite_, e coloquei o governo federal à disposição do Rio Grande do Sul que novamente sofre com as fortes chuvas. Falei com os ministérios da Integração, da Defesa e com o ministro @Pimenta13Br e, no que for necessário,…
— Lula (@LulaOficial) April 30, 2024
Forte chuva no sul
Até o momento, 77 cidades registraram estragos e mais de 40 estradas estaduais estão com bloqueios parciais ou totais após o rompimento de galerias, ou deslizamentos de terra. Segundo o último boletim da Defesa Civil gaúcha, 198 pessoas estão em abrigos, 95 desalojadas e quase 4 mil foram afetadas. Por isso, as autoridades pedem que a população evite transitar pelas estradas do Rio Grande do Sul por possíveis novos riscos com as chuvas que devem continuar até o próximo domingo (5).
Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/eduardo-leite-pede-e-lula-aciona-ministerios-para-ajudar-rs-atingido-por-fortes-chuvas/