Diante da grave crise enfrentada no Rio Grande do Sul devido às fortes chuvas e inundações, o general Akira, porta-voz da Operação Taquari II, revelou que cerca de 5 mil militares estão atuando para reforçar a segurança e auxiliar nos resgates.
Em entrevista à CNN, o general explicou que os esforços estão concentrados na busca e salvamento de pessoas e animais, além de prestar apoio de saúde. Ele ressaltou a coordenação entre os órgãos públicos nas esferas federal, estadual e municipal, sob a liderança da Defesa Civil.
Combate à criminalidade
Akira afirmou que os órgãos de segurança pública, como a Polícia Militar, Brigada Militar e Polícia Civil, estão atuando de maneira firme para coibir qualquer tipo de ação criminosa, incluindo saques e violência contra moradores e voluntários.
No entanto, ele reconheceu as dificuldades logísticas enfrentadas devid
o às áreas alagadas e bloqueios em rodovias, o que dificulta o acesso das forças de segurança. Cerca de 143 trechos em 50 rodovias do estado estão bloqueados.
Desafios logísticos
O general destacou os desafios logísticos enfrentados, como a necessidade de deslocar efetivos por via aérea ou terrestre, já que o aeroporto de Porto Alegre está fechado. Além disso, há a dificuldade de alojar os reforços que chegam, uma vez que o estado já acolhe cerca de 300 mil desabrigados.
Apesar dos obstáculos, Akira garantiu que o trabalho está sendo realizado de forma coordenada, com o apoio da Força Nacional de Segurança Pública e policiais de outros estados. Ele enfatizou a importância de evitar um caos nesse momento crítico.
Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/general-5-mil-homens-reforcam-seguranca-no-rs-apos-tragedia/