O incêndio que atinge o Parque Nacional do Itatiaia (PNI), no sul do estado do Rio de Janeiro, desde sexta-feira (14) começou em uma área onde cadetes da Academia Militar das Agulhas Negras (Aman) faziam treinamento de montanhismo. Uma perícia, após a conclusão dos trabalhos, ainda esclarecerá as causas do incidente que já atingiu aproximadamente 200 hectares da unidade de conservação.
Nesta segunda-feira (17), o Instituto Chico Mendes (ICMBio) informou que o cenário melhorou desde o início do incêndio, mas o fogo ainda não está sob controle.
Hoje, 130 agentes atuam no combate ao fogo, incluindo brigadistas, bombeiros e militares. A operação ainda conta com quatro helicópteros — três do Corpo de Bombeiros e um do Exército. Os trabalhos ocorrem ainda durante a madrugada.
Em nota, a Aman esclareceu que, após o término de exercício realizado no Parque Nacional de Itatiaia, militares identificaram um foco de incêndio no local e deram início ao combate ao fogo. No comunicado, o Exército afirma que “devido aos fortes ventos e à vegetação seca, o fogo se alastrou, não sendo possível sua contenção”.
“As viaturas que participavam do exercício foram retiradas do local, por questão de segurança e ato contínuo, os instrutores da Aman informaram à direção do PNI o início do evento. Desde então, foi mobilizado apoio ininterrupto ao Parque, com pessoal especializado, aeronaves da Aviação do Exército e suporte logístico, que permanecerão até o término dos trabalhos”, informou a Aman.
O fogo começou em uma área chamada Morro do Couto e próximo à portaria da parte alta do parque. Trata-se de uma região de campos de altitude, acima de 2.500 metros de altitude e com uma vegetação bastante seca por falta de chuva.
A parte alta do Parque Nacional do Itatiaia registra as menores temperaturas do país. Nesta segunda-feira, a região amanheceu com -6,9 °C, trazendo um desafio a mais para as equipes de combate, informou a direção do parque.
O primeiro parque nacional do Brasil abriga na parte alta o Pico das Agulhas Negras, o quinto mais alto do Brasil, com 2.790,94 metros, segundo o IBGE. Localizado na divisa entre Rio e Minas, o ponto culminante no estado fluminense, e o terceiro no território mineiro.
O incêndio se iniciou no dia em que o Parque Nacional do Itatiaia, o primeiro do Brasil, completou 87 anos. A unidade abriga uma parte importante da Mata Atlântica na Serra da Mantiqueira do sul fluminense e sul de Minas, recebendo cerca de 150 mil visitantes por ano.
Grandes incêndios no Parque Nacional do Itatiaia
- 1963: 4 mil hectares, 35 dias de fogo, maior incêndio da história
- 1988: 3.100 hectares (servidor desaparecido)
- 2001: mais de 1mil hectares, provocado por dois turistas que se perderam e fizeram uma fogueira
- 2007: mais de 1 mil hectares
- 2010: 1.200 hectares
Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/incendio-no-parque-do-itatiaia-comecou-onde-exercito-fazia-treinamento/