A Polícia Militar de São Paulo, em conjunto com o Ministério Público de São Paulo (MPSP), prendeu cinco integrantes de um grupo responsável por praticar golpes digitais. Os mandados de prisão foram cumpridos durante a Operação Tashi Delek, iniciada nesta terça-feira (13).
A ação tinha o intuito de reunir provas contra os envolvidos, que respondem criminalmente por estelionato e organização criminosa.
Na ação, foram apreendidos mais de R$ 14 mil em espécie, 21 celulares, além de pendrives, computadores, tablets e joias. Segundo a Secretaria da Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP), os objetos passarão por perícia e devem auxiliar no andamento das investigações contra a organização criminosa.
Segundo as investigações, os websites enganosos teriam atingido cerca de mais de 137 mil acessos, apenas nos últimos seis meses. Conforme as autoridades, a prática criminosa fazia vítimas pelo Brasil inteiro.
Entenda o esquema
Por meio de websites, o grupo estelionatário simulava um comércio eletrônico de compras de produtos e serviços oferecidos por terceiros. Segundo a SSP-SP, os suspeitos foram identificados após uma denúncia realizada no início deste ano, quando uma das vítimas comprou autopeças em um site, mas não recebeu os produtos.
A pasta afirma que a organização utilizava páginas que davam a aparência de verídicas e que estavam bem ranqueadas em buscadores na internet, o que auxiliou o grupo na aplicação dos golpes em centenas de vítimas.
Ao todo, foram cumpridos 42 mandados de busca e sete de prisão nas cidades de São Paulo, São Bernardo do Campo, Santo André, Suzano, Bertioga e Itanhaém. Durante a ação, o grupo foi desmantelado, mas dois integrantes ainda seguem foragidos.
(*Sob supervisão de Felipe Andrade)
Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/integrantes-de-grupo-que-mantinha-site-falso-de-e-commerce-sao-presos-em-sp/