A cidade de Pelotas registrou chuva de granizo em áreas localizadas em meio à inundação consequente das fortes chuvas de maio no estado do Rio Grande do Sul. A CNN obteve imagens do evento climático.
Imagens registradas pelo estudante e produtor rural Marck Quevedo Sastre mostram pedras de gelo caindo sobre o local onde ele estava com amigos no início da noite desta quarta-feira (22).
“A gente tinha chegado dos resgates, era umas cinco e pouco, ali estava tranquilo, a gurizada estava na beira do fogo pra se secar até que, do nada, começamos a ver trovejadas. Daqui a pouco começou a chover e caiu uns granizos pequenos assim, umas bolinhas pequenas”, conta ele.
“[…] Umas pedras grossas, pareciam bolas de golfe”, completa ele. A incidência das pedras de granizo já era prevista pela Defesa Civil do estado.
“O granizo foi bem localizado. A chuva de granizo em Pelotas foi no Laranjal e bairro Areal. Houve registro sobre o aeroporto de Pelotas. A possibilidade de granizo foi prevista na terça-feira [21]”, afirma a meteorologista da Climatempo, Josélia Pegorim.
“Granizo são pedras de gelo que se formam na parte mais alta (e mais fria, com temperaturas dezenas de graus abaixo de 0°C) das nuvens do tipo cumulonimbus. São estas nuvens que estão se formando na área ao sul do Rio Grande do Sul. Além da chuva forte e ventos fortes, estas nuvens também podem provocar granizo”, completa ela.
A cidade de Pelotas segue inundada depois das chuvas que afetaram o Rio Grande do Sul ao longo do mês de maio.
Elas incidem sobre a cidade do sul do estado em um momento que Pelotas tenta conter e se livrar das enchentes.
Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/inundada-cidade-gaucha-de-pelotas-recebe-chuva-de-granizo-veja-imagens/