A Justiça de São Paulo (TJ-SP) manteve a sentença que condenou o ex-deputado estadual Fernando Cury por importunação sexual contra a também ex-deputada estadual Isa Penna, nesta terça-feira (4).
Segundo os advogados de Penna, foi julgado procedente o pedido de condenação do réu a cumprir a pena de um ano, dois meses e doze dias de reclusão, em regime aberto. Ele poderá recorrer em liberdade.
O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo afirmou que o processo tramita em segredo de Justiça.
Relembre o caso
O sistema de câmera da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) flagrou, em dezembro de 2020, Fernando Cury, até então no Cidadania, apalpando os seios de Isa Penna, que era do PSOL.
A Justiça marcou a audiência em junho de 2023, quando Isa Penna conversou com a CNN e afirmou que a situação ainda trazia “gatilho muito forte” e reclamou da demora do processo.
“Eu me sinto indignada e injustiçada. Injustiçada pela demora e o descaso e indignada porque, se uma deputada foi tratada desse jeito, as mulheres com menos visibilidade sofrem ainda mais. Eu estou com a expectativa de que esse caso e o desfecho dele sejam precedentes históricos na luta das mulheres e sirva para todas nós”, exclamou Isa Penna na época.
O ex-deputado estadual Fernando Cury foi condenado por importunação sexual contra a ex-parlamentar no dia 6 de dezembro de 2023. A sentença foi da juíza Danielle Galhano Pereira da Silva.
Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/justica-mantem-condenacao-do-ex-deputado-estadual-fernando-cury/