24 de novembro de 2024
Defesa Civil emite alertas de alagamentos e deslizamentos em Santa
Compartilhe:

O litoral de São Paulo, especialmente a parte norte, deve ter chuvas e ventos de até 90 km/h nesta terça-feira (4), segundo previsão da Climatempo. O mar deve ficar agitado e o tempo instável por conta de uma infiltração marítima que vai da região até a costa do Espírito Santo, passando pelo litoral do Rio de Janeiro.

Ainda no Sudeste, a terça-feira na cidade de São Paulo deverá ser mais fria do que no dia anterior, com céu encoberto, chuva fraca e garoa em vários momentos do dia. A frente fria que se desloca em direção ao sul da Bahia aumentará a umidade no Rio, sul de Minas e no leste e litoral capixaba.

Nessas regiões, o sol deve aparecer entre nuvens e pode chover a qualquer momento do dia. As demais áreas entre o Triângulo Mineiro e o norte de São Paulo devem continuar com ar mais seco, calor e baixa umidade.

O litoral da Bahia também deverá ser atingido pela frente fria, aumentando a condição de chuva de Ilhéus a Salvador. O risco é de pancadas moderadas a forte a qualquer momento.

Nas outras partes da região Nordeste, o sol aparece no norte e litoral do Maranhão, sul do Ceará e norte do Piauí, mas no decorrer do dia pode chover em forma de pancadas nessas regiões. O tempo deve permanecer instável em Fortaleza (CE), Natal (RN) e João Pessoa (PB), com pancadas mais irregulares no decorrer do dia. Enquanto isso, no oeste da Bahia, no sul do Piauí e do Maranhão o ar deve continuar mais seco.

Na metade norte do Amazonas, em Roraima, no noroeste do Pará e no Amapá, a tendência ainda é de pancadas de chuva mais concentradas. O risco é alto para alguns temporais e trovoadas. Mesmo assim o ar fica abafado.

Focando no outro extremo do país, na região sul do Brasil a chuva deve começar a diminuir na região, mas nada tão brusco. A terça-feira deve amanhecer fria com um pouco de garoa no litoral do Paraná, em Curitiba e no litoral norte de Santa Catarina.

Tempo seco

Assim como no interior de São Paulo, deve voltar a esquentar no Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal.

A Climatempo faz um alerta para a volta da baixa umidade do ar e das altas temperaturas durante as tardes. Com a falta de chuva, alerta para possibilidade de novos focos de queimadas, principalmente na região do Pantanal.

O mesmo deve acontecer na região norte, que sofrerá influência da secura do interior do país. Não deve chover no Acre, no sul do Amazonas e do Pará, em Roraima e no estado de Tocantins.

Rio Grande do Sul

No Rio Grande do Sul o tempo fica firme, com destaque para a queda de temperatura e o risco de geada na região de Campanha.

O amanhecer pode vir acompanhado de névoa/nevoeiro em Porto Alegre, onde não chove e a temperatura permanece baixa, com rajadas de vento de até 50 km/h e o sol aparecendo tímido entre nuvens. O mar fica agitado na costa da região e pode ventar um pouco no centro-sul gaúcho.

* Sob supervisão

Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/litoral-paulista-deve-ter-chuvas-e-ventos-de-ate-90-km-h-nesta-terca-4/