25 de novembro de 2024
Após “refresco“, tempo seco volta a ganhar força em São
Compartilhe:

Uma onda de calor, considerada a mais forte do ano, afeta diversas regiões brasileiras, nesta terça-feira (10) e cidades registraram temperaturas que ultrapassaram os 40 graus. O maior registro, até as 15h, foi em Rosário Oeste (MT) com 40,2ºC.

Desde a última segunda-feira (2), o Brasil enfrenta a maior onda de calor do ano. As áreas centrais do país são as mais afetadas e as temperaturas podem superar em até 5° a média histórica para esta época do ano.

De acordo a agência de meteorologia Climatempo, a onda de calor deve persistir até o dia 20 deste mês e municípios dos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul podem registrar temperaturas de até 44°C.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja de “Perigo” para baixa umidade relativa do ar neste domingo (8), às 12h, valido até as 23h59 da próxima quinta-feira (12).

Na última terça-feira (3), municípios de pelo menos quatro estados registraram umidade do ar em 7%, nível característico de áreas desérticas do globo.

Veja as maiores temperaturas desta terça-feira (10):

  • Rosário Oeste (MT): 40,2°C
  • Cuiabá (MT): 40,1°C
  • Rondonópolis (MT): 40,1°C
  • Vila Bela da Santíssima Trindade (MT): 39,9°C
  • Salto Do Céu (MT): 39,9°C
  • Pedro Afonso (TO): 39,1°C

*Dado computado até às 14h (horário de Brasília), segundo o Inmet.

Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/mais-de-40-graus-veja-ranking-das-6-cidades-mais-quentes-do-brasil-hoje-10/