Cerca de 40% das cidades do Mato Grosso do Sul registraram focos de incêndio ativos entre esta terça-feira (10) e quarta-feira (11). Ao total, foram contabilizados 389 focos.
Os dados são do levantamento do BDQueimadas, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), e mostram que a cidade de Corumbá (MS) é a mais atingida pelas queimadas, local onde foram somados 97 focos entre esta terça-feira (10) e quarta-feira (11).
Dos 79 municípios do estado, 32 possuem focos ativos que afetam três principais biomas: Pantanal (161 focos), Cerrado (138 focos) e Mata Atlântica (90 focos). Segundo o Governo do Mato Grosso do Sul, o estado soma cerca de 6.700 focos de calor detectados via satélite desde o início deste ano, representando 41,2% a mais do que no mesmo período de 2020.
Em último boletim da chamada Operação Pantanal, disponibilizado pelo governo, a previsão para a região nos próximos dias – que vem enfrentando condições climáticas que aumentam o risco de incêndios florestais – ainda é de estiagem, baixa umidade relativa do ar e temperaturas elevadas.
Segundo o boletim, desde o começo deste ano até o dia 3 de setembro, a área queimada no Pantanal de Mato Grosso do Sul chega a quase dois milhões de hectares, com um aumento de mais de 155% em relação ao mesmo período de 2020.
*Sob supervisão de Felipe Andrade
Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/mato-grosso-do-sul-tem-40-das-cidades-atingidas-por-incendios/