25 de novembro de 2024
Ministro de Lula vê inundações por pelo menos mais uma
Compartilhe:

O ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, afirmou neste domingoi (5) que as inundações no Rio Grande do Sul devem continuar por pelo menos mais uma semana. De acordo com Góes, a água deve permanecer alta na região da grande Porto Alegre, mesmo que haja estabilização nos próximos dias.

Esforços do governo federal

Em coletiva de imprensa, o ministro ressaltou que o governo federal está 100% mobilizado por recomendação e liderança do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para auxiliar no combate às enchentes. Ele afirmou que todas as forças necessárias estão sendo empregadas, com milhares de civis e militares atuando nos resgates e milhares de pessoas já tendo sido resgatadas.

Góes destacou a importância da sinergia entre os governos federal, estadual e municipal, bem como com voluntários e sociedade civil. Ele também destacou a necessidade de atuar na prevenção de tragédias climáticas, além da resposta imediata.

Desafios à frente

Segundo o ministro, os próximos dias serão desafiadores, com a necessidade de trabalhar no restabelecimento de serviços básicos e na reconstrução de infraestrutura danificada, como unidades hospitalares, escolas e estradas. Ele ressaltou que os danos são significativos e que o governo federal está empenhado em fornecer toda a assistência necessária, como alimentos, água e itens de higiene pessoal.

Góes enfatizou a importância da união de todos os setores da sociedade nesse momento desafiador e fez um apelo para que a imprensa ajude a disseminar a mensagem de solidariedade e cooperação.

Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/ministro-de-lula-ve-inundacoes-por-pelo-menos-mais-uma-semana-no-rs/