
Um levantamento feito pela equipe da Biblioteca Científica do Instituto Butantan, com base nas informações do Repositório Sapientia, indicou que 67% dos estudos publicados pelo instituto nos últimos sete anos foram liderados por mulheres.
Dos 1.122 artigos científicos publicados exclusivamente por cientistas do Butantan entre 2018 e 2024, 754 tiveram protagonismo feminino. Nos anos de 2018, 2020 e 2022, as mulheres lideraram mais de 70% das publicações realizadas.
Os dados revelam que as cientistas do instituto tiveram uma média anual de 108 publicações por ano em autorias principais, o que corresponde a uma média mensal de nove publicações nos sete anos analisados.
Para esse número foram considerados trabalhos publicados por mulheres vinculadas ao instituto que atuaram como 1ª autora (realiza os experimentos da pesquisa), autora de correspondência (submete o artigo à revista, responde editores e monitora o trabalho até a sua publicação) ou última autora (coordena a pesquisa que gerou o artigo científico).
A maior parte das pesquisas lideradas por mulheres no Butantan são vinculadas ao Centro de Desenvolvimento Científico e ao Centro de Desenvolvimento e Inovação. O instituto também apoia a iniciação de uma nova geração de cientistas, dos artigos publicados entre 2018 e 2025, oito foram desenvolvidos por alunas de iniciação científica.
Os números apresentados pelo instituto são superiores a média do país. Em 2022, o levantamento “Em direção à equidade de gênero na pesquisa no Brasil”, feito pela Elsevier-Bori, indicou que apenas 49% da produção científica nacional contava com pelo menos uma autora.
Assinaram os artigos: pesquisadoras, colaboradoras, técnicas, estudantes vinculadas diretamente à instituição, ou que desenvolvem suas pesquisas em programas de pós-graduação/iniciação científica nos laboratórios do Instituto.
*Sob supervisão
Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/sudeste/sp/mulheres-lideraram-67-dos-estudos-publicados-pelo-instituto-butantan/