Uma frente fria deve avançar sobre o estado de São Paulo e provocar chuva entre a tarde e noite desta sexta-feira (9), em áreas do sul paulista. O deslocamento de uma massa de ar polar poderá causar acentuada queda de temperatura também no RS.
De acordo com a previsão do Climatempo, a semana termina também com retorno da chuva sobre o Mato Grosso do Sul. Há a possibilidade de rajadas de vento para as regiões Sul, Sudeste e Nordeste.
A umidade relativa do ar pode ficar em alerta com índices abaixo dos 30% em regiões de SP e abaixo dos 20% em áreas do MT, GO, PA, BA, PI, MA e TO. Há alerta para temporais com raios e rajadas de vento entre 71 e 90 km/h entre a região de Ilhéus (BA) e Salvador (BA).
Veja a previsão para esta quinta-feira (8)
Região Sudeste
O avanço de uma frente fria, na região Sudeste, a partir desta quinta-feira (8) deve favorecer o retorno das chuvas em parte do estado de São Paulo. Em todo o corredor sul do estado, que percorre áreas do extremo oeste, sul e Vale do Ribeira (SP), o dia deve amanhecer já com forte presença de nuvens.
Nas demais áreas de São Paulo, o tempo deve permanecer estável, mas haverá forte presença de nebulosidade sobre o céu, principalmente após o início do período da tarde.
Antes da chegada da frente fria, a previsão é que a orientação dos ventos conduza um aumento expressivo das temperaturas, e a umidade do ar deve seguir atingindo limiares de atenção no período da tarde.
A umidade relativa do ar deve variar entre 21% e 30% durante as horas mais quentes, em diversas regiões de SP, MG e RJ.
No Rio de Janeiro, em Minas Gerais e no Espírito Santo, a condição de tempo deve se manter estável, com predomínio de sol entre algumas variações de nuvens durante o dia.
Região Sul
No Rio Grande do Sul, a previsão é de retorno da condição de tempo estável em áreas do sul, sudoeste e oeste do estado que deve percorrer a campanha gaúcha, fronteira oeste e região das missões, ao longo desta quinta-feira (8).
Todo o estado deve sofrer uma queda acentuada das temperaturas em decorrência de uma forte massa de ar polar que deve adentrar sobre a região. À noite, as mínimas também devem sofrer queda considerável.
Em Porto Alegre (RS), o tempo deve permanecer instável, com condição para chuva recorrente ao longo das horas, podendo se intensificar em alguns intervalos.
Já em Santa Catarina, o deslocamento da frente fria deve levar a condição de chuva para todas as regiões.
No Paraná, a condição também deve ser de tempo instável e há previsão de chuva em todas as regiões. O dia seguirá marcado pela forte presença de nebulosidade, com condições para episódios de chuva recorrentes no decorrer das horas.
Região Centro-Oeste
No centro-oeste, o avanço da frente fria deve condicionar o retorno das instabilidades sobre o Mato Grosso do Sul, nesta quinta-feira (8).
Na maior parte do MS, o tempo deve permanecer fechado ao longo do dia, com condição para chuva persistente no decorrer das horas, além disso, a circulação de ar frio deve impedir a elevação das temperaturas.
Os termômetros devem seguir elevados, e a sensação ainda é de calor extremo em algumas áreas do MT, inclusive na capital Cuiabá (MT), onde as máximas devem ficar na faixa dos 39ºC.
Nas regiões norte e noroeste do MS, sul e leste de GO, DF e noroeste do MT, a umidade relativa do ar deve seguir atingindo limiares de atenção, entre 21% e 30%. Nas demais áreas do MT e GO, a umidade deve ficar abaixo de 20% durante as horas mais quentes.
A previsão é que deve haver condições para rajadas de vento moderadas variando entre 40 e 50 km/h ao longo do dia, no centro, sul e leste do MT, em GO, DF e na região norte, centro, oeste e leste do MS.
Região Nordeste
A região Nordeste, deve ter a formação de nuvens carregadas com episódios de chuva em toda costa leste, que percorre desde o litoral sul da Bahia até a costa leste do Rio Grande do Norte, nesta quinta-feira (8).
Deve haver chuva moderada entre Ilhéus (BA) e Maceió (AL), e condições para temporais na região.
As temperaturas devem permanecer elevadas e o predomínio de ar seco deve seguir sobre o interior do Nordeste, no Ceará, Piauí e no Maranhão, com tempo estável e sem condições para ocorrência de chuva.
Áreas da Bahia, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Maranhão, Ceará e Piauí devem ficar em atenção com ar seco que deve seguir contribuindo para a queda dos índices de umidade ao longo das horas mais quentes entre 21% e 30%.
A umidade pode ficar abaixo de 20% no extremo oeste da BA, extremo sul do PI e do MA.
Região Norte
No norte, instabilidades devem seguir atuando sobre a faixa mais ao norte e oeste da região, nesta quinta-feira (8).
A previsão é de ocorrência de pancadas de chuva variando de intensidade sobre o norte do Pará, oeste e norte do Amazonas, no Acre, oeste e sudoeste de Rondônia, no Amapá e em Roraima.
A chuva deve se intensificar no norte do AM, no AC e em RR, seguidas por rajadas de vento e descargas atmosféricas. Porém, nas demais áreas do Amazonas, todo centro e sul do Pará, Tocantins e Rondônia, o tempo segue estável.
Áreas do norte do TO, todo centro e sul do PA, sudeste do AM e em RO devem ficar em alerta, uma vez que a umidade deve variar entre 21% e 30% no período da tarde. Em áreas do centro e sul do Tocantins e sudeste do Pará, a umidade do ar pode ficar abaixo de 20% nas horas mais quentes.
Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/onda-de-frio-derruba-temperatura-no-rs-hoje-e-chega-a-sao-paulo-nesta-sexta-feira-9/