
Foto: Reprodução
O cantor Ozzy Osbourne, ícone do heavy metal e ex-vocalista do Black Sabbath, morreu nesta terça-feira (22), aos 76 anos, semanas após realizar um show de despedida no Villa Park, em Birmingham, Inglaterra, sua cidade natal.
A apresentação, que reuniu nomes como Metallica e Guns N’ Roses, marcou sua última performance ao lado dos ex-companheiros de banda.
Em nota, a família lamentou: “É com uma tristeza maior do que as palavras podem expressar que anunciamos a morte de nosso amado Ozzy Osbourne, nesta manhã. Ele estava com a família, cercado de amor”.
Durante o show de despedida, realizado menos de três semanas antes de sua morte, Ozzy se apresentou sentado em um trono e agradeceu emocionado: “Vocês não têm ideia de como me sinto — obrigado do fundo do meu coração”. Ele usava uma jaqueta preta brilhante e uma braçadeira dourada com seu nome.
Ozzy ficou famoso como vocalista do Black Sabbath, grupo que ajudou a moldar o gênero heavy metal com clássicos como “Paranoid”, “Iron Man”, “War Pigs” e, em carreira solo, com “Crazy Train”. Ganhou ainda mais notoriedade nos anos 2000 com o reality show “The Osbournes”, exibido pela MTV, que mostrava sua rotina caótica em Los Angeles ao lado da esposa Sharon e dos filhos Kelly e Jack.
O artista vinha enfrentando problemas de saúde há anos, incluindo o diagnóstico de Parkinson e complicações de uma queda sofrida em 2019, que o forçaram a cancelar turnês. Em 2022, fez uma rara aparição surpresa na cerimônia de encerramento dos Jogos da Commonwealth, também em Birmingham. Segundo Sharon Osbourne, o show deste mês foi organizado como uma “despedida perfeita” aos fãs.
Ao longo da carreira, Ozzy foi incluído duas vezes no Rock and Roll Hall of Fame (como integrante do Black Sabbath e como artista solo), tem uma estrela na Calçada da Fama de Hollywood e outra em Birmingham, além de cinco prêmios Grammy e dezenas de outras homenagens da indústria musical.
Ozzy Osbourne deixa a esposa Sharon, os filhos Aimee, Kelly e Jack, além de Jessica e Louis, do primeiro casamento com Thelma Riley, e vários netos.