Próximo ao município de Marília, o pesquisador William Roberto Nava descobriu o fóssil de um crocodilo pré-histórico, em maio deste ano. Segundo ele, a descoberta foi feita em uma área recém escavada das obras de uma rodovia da região.
O material foi recolhido e levado para o laboratório do Museu de Paleontologia de Marília, onde Nava toca sua pesquisa. Após as primeiras análises, foi revelado um pequeno crânio medindo entre 6 e 7 centímetros.
A principal hipótese é que a ossada pertence à espécie Mariliasuchus, um pequeno crocodilo que viveu no período Cretáceo Superior. Para ter certeza, porém, os pesquisadores deverão localizar a dentição do animal.
Além do crânio, o primeiro encontrado na área à sudoeste de Marília, o fóssil contém as vértebras cervicais, parte da cintura escapular e vestígios da pata dianteira esquerda. Segundo Nava, a descoberta aponta para a possibilidade de outros achados na região, mas as obras da rodovia também podem ter colocado em risco possíveis amostras.
“Estou muito feliz com essa descoberta na região de Marília, pois já a alguns anos eu não descobria um crânio aqui na região”, comemorou o paleontólogo, que promove escavações no local desde os anos 2000.
“Após os trabalhos de preparação, colagem e identificação (se é um Mariliasuchus ou não) esse conjunto de fósseis do pequeno crocodilo poderá ser visto por admiradores, curiosos e público em geral, que visitam nosso Museu de Paleontologia.”
Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/paleontologo-encontra-fossil-de-crocodilo-pre-historico-em-obra-de-estrada-em-marilia-interior-de-sp/