O Estado atingiu a meta de alfabetização prevista para 2024 em menos de seis meses. Os resultados foram divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) nesta terça-feira (28), no Palácio do Planalto, em Brasília.
Em um ano, o Pará mais que dobrou o número de crianças que sabem ler.
No início de 2023, apenas 21% dos estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental nas escolas públicas estaduais e municipais conseguiam ler fluentemente.
Após a implementação do Programa Alfabetiza Pará, esse número subiu para 48%.
O governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), destacou que a educação é prioridade.
“Quando observamos a avaliação da meta estabelecida pelo Ministério da Educação, que seria de 37%, percebemos que já avançamos 11% acima da média prevista e estamos entre os Estados que mais cresceram no Brasil desde 2019, período pré-pandemia. Temos certeza que ampliar a alfabetização no estado é o nosso grande projeto para o próximo ano”, comenta Barbalho.
O Programa Alfabetiza Pará, que avalia a fluência leitora e escrita nos municípios participantes, distribui material didático às redes municipais que aderiram à iniciativa.
No ano passado, foram entregues 829 mil materiais didáticos para estudantes e docentes do 1º, 2º e 3º anos do Ensino Fundamental, sendo 788 mil para os alunos e 41 mil para os professores.
Lançado em janeiro de 2023 e coordenado pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), o Programa Alfabetiza Pará conseguiu reduzir de 78% para 53% o número de crianças não alfabetizadas na idade correta.
Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/para-dobra-numero-de-criancas-alfabetizadas-em-um-ano/