Apenas no primeiro semestre deste ano, pipas causaram mais de 1,7 mil falhas no fornecimento de energia em 24 cidades de São Paulo, onde atua a concessionária Enel. No último sábado, o objeto foi responsável pelo apagão das regiões norte, leste e central da capital paulista, além da cidade de Guarulhos (SP), onde caiu e gerou um curto-circuito na subestação da Eletrobras.
Na cidade de São Paulo, foram registradas 1.279 ocorrências de falha na rede que tiveram como causa a interferência de pipa na fiação elétrica, de janeiro a junho deste ano. A Enel destaca que a soltura de pipas próximo à rede e a equipamentos do sistema elétrico risco trazem de rompimento dos cabos — as linhas que ficam enroscadas nas redes elétricas provocam desgastes nos fios e podem levar a curtos-circuitos e derretimento.
“Quando o assunto não é levado em consideração, a brincadeira pode provocar acidentes graves e, em algumas circunstâncias, até fatais. Também pode ocasionar danos à rede elétrica, como o registrado hoje cedo, prejudicando diretamente o fornecimento de energia para milhares de pessoas”, destaca Shigueo Yonashiro Neto, gerente do Centro de Operação da Enel Distribuição São Paulo.
Na manhã desta segunda-feira (2), bairros de São Paulo ficaram sem energia por conta da rabiola de pipa na fiação elétrica, que desligou a Estação Transformadora de Distribuição (ETD) Tiradentes, da Enel Distribuição São Paulo. A Enel informou que realizou manobras remotas na rede, para reduzir o número de clientes atingidos e estabeleceu o fornecimento horas depois.
Veja as orientações da concessionária orienta a popualção
- Empinar pipas em espaços abertos, como parques e campos de futebol;
- Não tentar tirar pipas enroscadas na fiação elétrica, postes ou antenas e chamar técnicos da distribuidora;
- Não usart materiais metálicos, como o alumínio, para fabricar a pipa. Eles conduzem eletricidade e aumentam a chance de choque elétrico, com risco de morte;
- Evite usar “rabiolas”, pois elas agarram nos fios elétricos, desligando o sistema e provocando choques;
- Não solte pipas na chuva. Ela funciona como para-raios, conduzindo energia e podendo provocar acidentes fatais;
- Não use cerol (pó de vidro com cola): ele corta os fios de alumínio ou de cobre, o que pode levar a choques por rompimentos de cabos;
Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/pipas-causaram-mais-de-1-700-quedas-de-energia-em-sao-paulo-diz-enel/