A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) afirmou, nesta sexta-feira (9), que a aeronave que caiu em Vinhedo (SP) estava com a manutenção em dia. A informação foi compartilhada pelo diretor da Anac, Luis Ricardo Catanant, em coletiva de imprensa.
“A aeronave acidentada se encontrava com as condições normais de aeronavegabilidade. É uma aeronave que foi construída em 2010 e deu entrada no Brasil em 2022. Parte da responsabilidade da agência é fazer as fiscalizações normais que nós fazíamos. Nesse caso, está tudo de acordo com o previsto”, afirmou.
A Prefeitura de Valinhos (SP), que participa da operação de resgate do acidente aéreo na cidade vizinha de Vinhedo, informou que ninguém sobreviveu à queda do voo 2283 da Voepass. O Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil do estado ainda não confirmaram a informação.
A lista das vítimas foi divulgada pela companhia aérea VoePass nesta tarde.
O avião, prefixo PS-VPB, tinha 61 pessoas a bordo, sendo 57 passageiros e quatro tripulantes. O modelo da aeronave acidentada era um ATR 72-500, que fazia o voo 2283, de Cascavel (PR) para Guarulhos (SP).
Segundo a Força Aérea Brasileira (FAB), o voo ocorreu dentro da normalidade até as 13h20. A partir das 13h21, a aeronave não respondeu às chamadas do Controle de Aproximação de São Paulo, e não declarou emergência ou reportou condições meteorológicas adversas.
Gabinete de crise
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos) anunciou a criação de um gabinete de crise para lidar com o acidente aéreo em Vinhedo. Segundo ele, participarão do comitê representantes dos governos estadual, federal e da Força Aérea Brasileira (FAB).
A FAB já foi acionada para atuar nas investigações, que serão coordenadas pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa).
Qual é o local de votação? Saiba como checar onde você irá votar
Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/queda-de-aviao-em-vinhedo-anac-diz-que-aeronave-estava-com-manutencao-em-dia/