O advogado Leonardo Bonafé, 25 anos, foi assassinado na manhã desta quarta-feira (28) em Taubaté, interior de São Paulo. O crime aconteceu em frente ao escritório em que ele era sócio, no bairro Jardim Sandra Maria, localizado próximo à rodovia Presidente Dutra.
Ele era formado pela Universidade de Taubaté e foi presidente da Associação Atlética Acadêmica da faculdade. A diretoria da associação se manifestou nas redes sociais em virtude do falecimento. Em nota, ressaltam o papel de Leonardo durante sua passagem pela Universidade.
Bonafé é descrito como alguém que “durante seu mandato, demonstrou dedicação, liderança e um incansável espírito de colaboração, sempre buscando o melhor para nossa comunidade acadêmica e esportiva”, e reforçam que seu legado permanecerá “nas atividades que ele tanto ajudou a construir”. Veja abaixo.
A subsecção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Taubaté também se manifestou sobre a morte do advogado. Nas redes sociais, a ordem, por meio da Comissão da Jovem Advocacia, descreve Bonafé como alguém que “demonstrou um compromisso exemplar com a justiça e com a defesa dos direitos, sempre atuando com integridade e paixão. Sua ausência deixa um vazio profundo, mas sua memória e dedicação permanecerão como um legado para todos nós”, diz a nota.
Filho de candidato a prefeito
O jovem advogado era filho do também advogado Flavio Bonafé, que é candidato pelo Movimento Democrático Brasileiro (MDB) para a Prefeitura de São Luiz do Paraitinga, município que fica no Vale do Paraíba, cerca de 160 km da capital paulista.
O pai também era sócio do filho no escritório de advocacia da família. Nas redes sociais, Flávio se apresenta como “Marido da Luciana, pai do Leonardo e advogado há 13 anos”.
A informação da morte foi confirmada pela assessoria do candidato que enviou uma nota à CNN sobre o ocorrido. No comunicado, a assessoria diz que Leonardo era “Filho único amado e amigo querido – que teve seus sonhos interrompidos por um crime bárbaro”. Afirmam também que o pai, Flávio, irá se manifestar “no momento oportuno”, contudo, ressalta que o crime segue “ainda sem respostas”. Veja na íntegra:
Nota de pesar
É com muito pesar que a assessoria do Doutor Flavio Bonafé recebe a notícia do assassinato de seu filho, Leonardo Bonafé, de 25 anos.
Um jovem advogado brilhante. Filho único amado e amigo querido – que teve seus sonhos interrompidos por um crime bárbaro ainda sem respostas.
Nesse momento de luto e consternados com a dor de um crime cruel e brutal, pedimos a compreensão de todos e que o direito à privacidade da família seja respeitado.
No momento oportuno, Flávio irá se manifestar. Enquanto pai, advogado e Candidato a Prefeito de São Luiz do Paraitinga.
Nas redes sociais
Nas redes sociais, Leonardo se apresentava também como empresário e investidor no mercado financeiro. Pessoas próximas afirmaram à CNN que o advogado, além da paixão pelo direito, compartilhava sua vida com atividades pecuárias e estudos sobre mercado de ações. Em uma postagem no Instagram, Leonardo comemora a conclusão de um curso de gestão financeira e análise gráfica de dados.
Em postagens realizadas pelo pai e a mãe, Flavio e Luciana Bonafé, descrevem o filho como alguém de “coração enorme”. No último dia dos pais, Flávio publicou um vídeo elaborado por Leonardo, em homenagem ao pai. Veja abaixo.
Pai e mãe perderam seu único filho nesta quarta-feira. Em uma outra postagem, Flávio reforçou os vínculos familiares e publicou imagens do filho em momentos de sua infância, na cidade onde Leonardo foi criado.
Sobre o crime
A CNN teve acesso ao registro de câmeras de segurança que flagraram o momento em que o carro do advogado estaciona e em seguida um outro veículo Renegade se aproxima. Veja abaixo.
A SSP emitiu uma nota sobre o caso, que segue sendo investigado. Veja na íntegra.
O caso está sob investigação na Delegacia Especializada de Investigações Criminais (DEIC) de Taubaté. Um advogado, de 25 anos, morreu ao ser baleado por volta das 10h desta quarta-feira (28), em frente ao seu escritório, no bairro Três Marias. Na ocasião dos fatos, a vítima chegava de carro para trabalhar quando foi atingida pelos disparos de arma de fogo que vieram de dentro de um outro veículo. Foram solicitados exames ao Instituto de Criminalística (IC) e ao Instituto Médico Legal (IML). O celular do advogado e o seu veículo foram apreendidos e o caso foi registrado como homicídio na DEIC de Taubaté. As diligências visando à identificação da autoria e esclarecimento dos fatos seguem em andamento.
Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/quem-era-o-advogado-morto-a-tiros-no-interior-de-sp/