Um boletim que apresenta o cenário de risco de eventos geo-hidrológicos para as mesorregiões do Brasil do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) apontou como “muito alta” a possibilidade de novas ocorrências no Rio Grande do Sul entre os dias 11 e 13 de maio.
O comunicado destaca que essas ocorrências devem acontecer em decorrência da previsão de chuva com possibilidade de altos acumulados para este domingo (11).
As mesorregiões Centro-Oriental, Centro-Ocidental, Nordeste, Sudeste e Sudoeste Rio-Grandense, juntamente com a Região Metropolitana de Porto Alegre, estão sob alerta máximo de risco. A expectativa é de possíveis inundações e alagamentos devido à previsão de chuvas intensas, que se somam à saturação do solo e aos altos níveis dos rios e córregos.
As bacias hidrográficas do Rio Uruguai, Lago Guaíba, Jacuí, Taquari-Antas, Caí, Sinos, Gravataí e Camaquã encontram-se em situação crítica, podendo agravar ainda mais a condição de municípios nessas áreas.
Além disso, o boletim também alerta para o risco geológico, principalmente na Serra Gaúcha, onde há alta possibilidade de movimentos de massa, como deslizamentos de terra esparsos e quedas de barreira. O aumento da umidade do solo e os elevados acumulados de chuva registrados na última semana intensificam esse cenário.
Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/rs-recebe-alerta-de-risco-muito-alto-para-enchentes-e-deslizamentos-nos-proximos-dias/