20 de setembro de 2024
Compartilhe:

As irmãs Rayane Alves Porto, de 25 anos, e Rithiele Alves Porto, de 28, foram mortas após serem sequestradas na manhã de sábado (14), na cidade de Porto Esperidião (MT).

Rayane era candidata a vereadora nas eleições municipais deste ano e Rithiele atuava como influencer digital. Relembre o caso aqui.

As duas irmãs e dois homens – que não tiveram o nome revelado pela polícia – foram sequestrados na noite de sexta-feira (13).

Segundo a Polícia Civil do Mato Grosso, um deles conseguiu fugir do cativeiro e foi em busca de socorro. Ele relatou as que os suspeitos pediram para que eles seguissem a um cativeiro, no bairro Centro, em Porto Esperidião.

No local, os agentes encontraram o outro rapaz ensanguentado, com um dos dedos da mão esquerda e a orelha esquerda cortados. As irmãs já foram encontradas mortas.

Elas tiveram os cabelos cortados e também tinham sinais de tortura feitas por arma branca.

Família de origem circense

Antes de iniciarem suas carreiras como política e influenciadora digital, Rayane e Rithiele cresceram em uma família circense, que atua desde 1992 como proprietária de um circo em Porto Esperidião (MT).

Em uma postagem nas redes sociais, Rayane fala sobre o sentimento pela arte circense que acompanha sua vida desde o nascimento. Na publicação, ela fala sobre deixar a arte cirsense, já projetando uma nova atuação com o público.

Ela escreve que o circo “é uma união de encantos, diversão e arte, que contagia as pessoas e nos mostra que tudo é possível, basta sonharmos e acreditarmos”. Veja abaixo.

Candidata a vereadora no MT foi assassinada e torturada • Redes Sociais

A arte e a tradição circense unia as duas irmãs. O sentimento veio de avô para pai e de pai para filhas. O avô paterno de Rayane e Rithiele era o Palhaço Coroinha, que aparece no post acima, e pai de Rogério Sallas Porto, artista circense.

Aliás, as irmãs herdaram do pai o amor pelo circo e a torcida pelo São Paulo Futebol Clube. Em uma postagem de homenagem ao dia dos pais, as filhas homenageiam Rogério, que aparece abraçado com elas. Rogério e a filha mais velha, Rithiele, aparecem com o uniforme do time paulista.

Rayane Alves e Rithiely Alves aparecem abraçadas com o pai • Redes Sociais

Em outro post, no último dia 10 de setembro, Rayane compartilhou o último registro em família. Na foto aparecem as irmãs, o irmão delas e os pais. Veja nas imagens no início da matéria.

No mesmo dia, Rogério aproveita para pedir votos para Rayane em vídeo gravado e publicado pela filha, então candidata a vereadora na cidade. Veja o vídeo.

Em outra publicação, as irmãs divulgaram conteúdo viral que aparecem reagindo a uma brincadeira entre elas. O conteúdo foi publicado por Rithiely, que aparece abraçando e pulando em cima de Rayane.

As imagens mostram a conexão e cumplicidade entre elas. Confira.

Vida pública

Rayane Alves se filiou ao partido Republicanos para concorrer ao pleito eleitoral em 2024. Em vídeo de divulgação de sua candidatura, a jovem circense diz que a candidatura era uma oportunidade de dizer aquilo que ela acredita.

Ela comenta sobre a recepção das pessoas da cidade, que lembram de sua atuação da família no circo e que, segundo ela, relatam sua importância na história das pessoas e da própria cidade.

No vídeo acima, ela aparece apoiando o candidato a prefeitura da cidade, conhecido por Hércules da Saúde. O candidato prestou homenagens a jovem em suas redes sociais.

Após o enterro que aconteceu neste domingo (15), publicou uma mensagem em que diz estar “transtornado” com o assassinato, em um momento de muita tristeza. A agenda da campanha foi suspensa até essa terça-feira (17).

Um vídeo foi produzido em homenagem a Rayane. No texto ele diz: “tem pessoas que a gente gostaria que vivesse para sempre, que não fosse embora. Mas como isso não é possível, e elas se vão… a melhor forma delas continuarem vivas é dentro da gente, nas nossas lembranças, memórias, momentos… na saudade”.

As imagens mostram a jovem em campanha e discursos. Veja o vídeo.

O Republicanos divulgou uma nota de pesar na noite desse sábado (14). No texto, a legenda manifesta pesar pelo falecimento de Rayane e Rithiele. O post ainda diz que o partido espera que “as circunstâncias desse crime bárbaro sejam rapidamente esclarecidas pelas autoridades”, além de pestar condolências aos familiares, amigos e eleitores.

O texto foi recompartilhado pelo presidente do partido, Marcos Pereira. Leia abaixo.

Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/saiba-quem-eram-as-irmas-assassinadas-apos-sequestro-no-mt/