20 de setembro de 2024
Compartilhe:

O estado de São Paulo registrou apenas 23 dias de chuva durante cinco meses, período entre o início de abril até a última terça-feira (20). O cenário de baixa umidade relativa do ar desde o último domingo (18), colocou o país em níveis como o encontrado no deserto do Saara.

A qualidade do ar no estado de São Paulo foi considerada “muito ruim” na medição de ontem, de acordo com os parâmetros definidos pela Companhia Ambiental do estado (Cetesb). A informação foi confirmada pela agência de meteorologia Climatempo.

A condição foi determinada em razão de um excesso de material particulado fino e de ozônio. Desde o último domingo (18), a umidade relativa do ar tem ficado abaixo dos 12% em algumas cidades do Brasil.

Na capital paulista, o nível foi o mais baixo desde novembro de 2021. O dado de umidade coloca o país em níveis como o encontrado no deserto do Saara.

O histórico de chuvas no estado é um fator que corrobora para uma ruim qualidade, uma vez que, segundo o Climatempo, a chuva e o vento – ao menos em intensidade moderada – são essenciais para que a limpeza do ar aconteça.

Assim, a previsão é que o cenário melhore a partir do próximo final de semana, quando, após uma forte onda de frio que bateu recordes de temperaturas negativas no começo do mês, o tempo muda novamente.

Nesta quinta-feira (22), uma nova frente fria deve avançar sobre o Centro-Sul do Brasil, trazendo chuva e derrubando as temperaturas.

*Sob supervisão de Bruno Laforé

Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/sp-registra-apenas-23-dias-de-chuva-durante-5-meses-consecutivos/