O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), informou em entrevista ao Live CNN que 48 municípios do estado estão em alerta máximo para queimadas florestais. Apesar da situação crítica, Tarcísio assegurou que não há focos ativos de incêndio no momento.
Segundo o governador, a atual situação é resultado de uma combinação de fatores climáticos adversos.
“Nós tivemos um ano passado já pouco chuvoso, esse ano foi menos chuvoso ainda. A gente vem sofrendo com uma estiagem severa e, nos últimos tempos, a gente teve uma combinação explosiva de fatores: umidade relativa do ar muito baixa, em alguns momentos chegando a 17, 16%, temperaturas acima dos 30 graus e ventos muito fortes, chegando a 40, 45 km/h”, explicou.
Ações de combate e prevenção
Tarcísio destacou que o governo estadual mantém um intenso trabalho de monitoramento e prevenção.
“A gente usa as imagens de satélite, a gente está buscando as emissões de calor. A gente confronta isso com chamados no 193 e também com os reconhecimentos que a gente está fazendo com as equipes em campo”, afirmou.
O governador também mencionou o apoio recebido do governo federal, incluindo a mobilização das Forças Armadas para auxiliar no combate aos incêndios.
“Tivemos aí uma pronta resposta. Então a partir do momento do acionamento do Ministério da Defesa, a gente já teve na montagem do gabinete de crise a participação do Exército, da Marinha e da Força Aérea”, ressaltou.
Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/tarcisio-de-freitas-a-cnn-48-cidades-de-sp-estao-em-alerta-para-queimadas/