A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e o Hospital de Clínicas de Porto Alegre realizam um estudo para medir os benefícios de jogos de realidade virtual no tratamento do Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH).
A iniciativa faz parte do Programa de Transtornos de Déficit de Atenção/Hiperatividade (ProDAH), que integra as atividades do Hospital de Clínicas de Porto Alegre e da UFRGS.
O jogo foi desenvolvido pela Move Sapiens, uma startup fundada por Pietro Krauspenhar Merola, doutor em ciências do exercício e do esporte. Ele contou à CNN que junto de Matheus, seu sócio na empresa, identificou uma oportunidade inovadora ao combinar realidade virtual com exercícios intervalados de alta intensidade (HIIT), e que isso criou uma solução eficaz no tratamento do TDAH.
O desenvolvimento do projeto foi motivado pela necessidade de criar uma abordagem terapêutica que, além de tratar os sintomas do TDAH, aumentasse a adesão dos pacientes ao tratamento por meio da imersão e do engajamento proporcionados pela realidade virtual.
Para prender a atenção dos jogadores, o game inclui atividades físicas intensas e desafios cognitivos, como desvios e contra-ataques. Para Pietro, a ideia é melhorar a atenção e a função executiva dos participantes, transformando o exercício aeróbico em uma experiência envolvente e divertida.
O projeto recebeu apoio financeiro da Fundação de Amparo à pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs), o que permitiu a realização de um primeiro estudo de validação da eficiência metabólica e segurança do game, combinando HIIT e realidade virtual.
Este estudo, conduzido por Luis Augusto Rohde, professor titular de Psiquiatria da UFRGS e professor da pós-graduação em Psiquiatria da UFRGS e da Universidade de São Paulo (USP), demonstrou potencial em melhorar a adesão ao tratamento e também os sintomas do TDAH.
O game está atualmente em fase de validação clínica, conduzida por Rohde, que atua como mentor clínico da startup. A Move Sapiens está atuando dentro do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Para a startup, o objetivo final é oferecer uma ferramenta eficaz, acessível e motivadora que melhore significativamente a qualidade de vida dos pacientes com TDAH.
Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/universidade-do-rs-faz-estudo-com-game-de-realidade-virtual-para-tratamento-de-tdah/