A cidade de Urupema, no sul de Santa Catarina, registrou -7,2°C na manhã deste domingo (30), a menor temperatura do ano no Brasil.
Um relatório do governo do estado mostrou as menores temperaturas da região catarinense registradas às 07h. Além de Urupema, o município de São Joaquim marcou -6,5°C nesta manhã. Já na cidade de Urubici, os termômetros chegaram a -5,3°C.
Ao todo, 20 municípios tiveram temperaturas negativas na manhã de hoje.
Uma estação EPAGRI/Ciram do governo de SC realiza o monitoramento 24 horas das temperaturas no estado. Segundo a especialista em meteorologia Maria Clara Sassaki, toda região sul do país amanheceu com sensação térmica negativa.
De acordo com a Defesa Civil de Santa Catarina, baixas temperaturas ainda são esperados ao longo de todo o domingo e na manhã desta segunda-feira (1).
O órgão publicou recomendações à população diante do frio. São elas:
- Atenção com população mais vulnerável (exemplo: idosos, crianças, enfermos e pessoas em situação de vulnerabilidade social);
- Abrigue animais domésticos nas noites mais frias;
- Procure se agasalhar bem e beber bastante água;
- Evite locais fechados ou com aglomeração de pessoas e mantenha a higiene das mãos.
No Rio Grande do Sul, a estação de meteorológica particular de Pinheiro Machado, no sudoeste gaúcho, registou temperatura de -7,1°C na manhã de hoje. Na região, foram observadas as chamadas “agulhas de gelo”.
Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/urupema-sc-registra-menor-temperatura-do-ano-no-brasil-com-72c/