A Universidade de São Paulo (USP) editou uma portaria orientando alunos e funcionários sobre a necessidade de atualizar a vacinação contra Covid-19 e adotar novos cuidados em meio ao aumento de casos da doença e da poluição do ar no estado.
O Superintendente de Saúde da Universidade de São Paulo (USP), Prof. Dr. Paulo Andrade Lotufo, publicou a portaria na quarta-feira (11) com orientações para a comunidade acadêmica, como o uso de máscara em caso de qualquer afecção respiratória.
A USP recomenda que alunos, funcionários e seus familiares atualizem a vacinação contra a Covid-19 nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de seus municípios.
À CNN, o Prof. Lotufo ressaltou que, embora não haja aumento significativo de casos entre os membros da USP, há preocupação com a queda na taxa de vacinação, que continua sendo fundamental para o controle da doença.
Entre as principais cidades do mundo, São Paulo teve o ar mais poluído do planeta em dois dias desta semana, segundo monitoramento da agência IQAir.
Os níveis de poluentes atmosféricos devem continuar altos ao menos até este domingo (15), com a chegada de uma frente fria que pode aliviar o clima seco.
No texto, Lotufo recomenda que a comunidade acadêmica reduza o tempo gasto ao ar livre e em atividades físicas externas. O professor também indica o uso de “máscaras de qualidade (N95 e outras) durante a prática de exercícios em locais abertos.
*Sob supervisão de Bruno Laforé
Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/usp-emite-recomendacoes-apos-aumento-de-casos-de-covid-19-e-poluicao-do-ar-em-sp/