22 de setembro de 2024
Compartilhe:
Foto: Reprodução

Um dos maiores esquema de corrupção nos serviços de saúde na atual administração em Timon são denunciados pelo vereador Francisco Borges (MDB-MA).  Ele afirma categoricamente que a prefeita Dianair Veloso assinou contrato duvidoso em 2021 para obter aparelhos de Raio X, ultrassonografia e ressonância magnética por R$ 260 mil mensais e só agora em março de 2024, o equipamento começou a ser utilizado pela população.

Segundo o vereador, o pagamento do aluguel dos equipamentos realizou-se por todo o ano de 2022, 2023 e durante os dois anos nenhum exame foi realizado com o uso dos aparelhos como foi observado pelo parlamentar, no relatório quadrimestral de produção da secretaria de saúde, enviado ao Conselho e obrigatoriamente a Câmara Municipal.

Fica claro, que para desviar a atenção da gravidade do que acontecia e aliviar o sofrimento da população, foi inaugurado com grande festa, o Centro Médico de Exames por Imagem no dia 15 de março deste ano, como afirma em sua fala Francisco Borges.

No contrato o equipamento de ressonância por exemplo, não consta o limite de realização de exames, mas somente doze procedimentos são realizados por dia o que para o vereador não atende as necessidades da população.

Até o fechamento da matéria tentamos sem sucesso falar com o secretário de saúde do município para esclarecimentos, mas não fomos atendidos, ele que já está à frente da pasta há mais de dez anos.

VEJA O VÍDEO

O vereador Francisco Borges compareceu ao Ministério Público Federal, sediado na cidade de Caxias (MA), para apresentar denúncia contra a prefeita de Timon (MA), Dianir Veloso, por suposto desvio de recursos públicos do município destinados para a compra de equipamento de ressonância magnética.

O que diz a denúncia do vereador:

“Trata-se de Notícia de Fato baseada em fundados e graves indícios de violação aos princípios da legalidade, eficiência e ato de improbidade administrativa por meio do pagamento  indevido por serviços não prestados à população por meio de fraude contratual e administrativa atestando falsamente o recebimento de bens e serviços na administração do Município de Timon/MA através da Secretaria Municipal de Saúde.”

O vereador juntou à sua denúncia, uma série de documentos que ilustram a suposta má-fé da gestão da prefeita Dinair Veloso na contração do aparelho de ultrassonagrafia.