8 de outubro de 2025
Após conversa entre Lula e Trump, Haddad vê chance de
Compartilhe:

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta terça-feira (7) que pretende realizar encontros bilaterais com autoridades dos Estados Unidos na próxima semana, durante sua viagem a Washington. Segundo o ministro, há expectativa de uma nova conversa com o secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent.

Reunião deve ocorrer durante eventos do G20, FMI e Banco Mundial

A previsão é que o diálogo ocorra entre os dias 13 e 17 de outubro, quando Haddad estará em Washington D.C. para participar das reuniões anuais dos ministros das Finanças do G20, do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Banco Mundial. O encontro com Bessent ainda não foi confirmado, mas, de acordo com o ministro, as equipes estão avaliando a compatibilidade das agendas.

“Há uma expectativa de umas conversas bilaterais. Com essa aproximação, pode ser que encontremos espaço com uma nova conversa com Scott Bessent”, afirmou Haddad. “Vou procurar saber como está a agenda de Bessent”, acrescentou.

Relação econômica e diálogo internacional

O ministro destacou que as reuniões multilaterais em Washington são uma oportunidade para fortalecer a interlocução do Brasil com outras economias e debater temas como financiamento climático, estabilidade macroeconômica e reformas na governança global. A viagem também deve incluir encontros com representantes de organismos internacionais e investidores.

Nos últimos meses, Haddad tem buscado ampliar a cooperação com os Estados Unidos em áreas como transição energética, tributação internacional e comércio sustentável. O encontro com o novo secretário do Tesouro norte-dos EUA, que substituiu Janet Yellen, é visto como um passo importante para alinhar agendas econômicas e discutir temas de interesse mútuo.

Entrevista e compromissos

As declarações foram dadas durante entrevista ao programa “Bom Dia, Ministro”, uma coprodução da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) e da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Haddad também adiantou que pretende aproveitar a viagem para dialogar com ministros de outros países do G20 e participar de debates sobre o cenário econômico global.

O ministro retorna ao Brasil após o encerramento das reuniões, que marcarão o início da presidência brasileira do G20, em um contexto de desafios fiscais internos e discussões sobre a reforma tributária.

Fonte: https://agendadopoder.com.br/apos-conversa-entre-lula-e-trump-haddad-ve-chance-de-reuniao-com-secretario-do-tesouro-dos-eua-durante-agenda-em-washington/