O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloizio Mercadante, em entrevista exclusiva à Esfera News, detalhou os avanços significativos nos investimentos estratégicos do banco para impulsionar a indústria brasileira.
Com o foco na Nova Indústria Brasil (NIB), o Plano Mais Produção foi destacado como uma peça central na transformação industrial do país, organizando-se em quatro eixos estratégicos: inovação e digitalização, sustentabilidade, aumento das exportações e produtividade.
Até 2026, o BNDES e parceiros, incluindo a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), o Banco do Nordeste e o Banco da Amazônia, planejam mobilizar um total estimado de R$ 342,7 bilhões em recursos.
Destes, R$ 259 bilhões são provenientes exclusivamente do BNDES. Até setembro de 2024, o banco já havia alcançado 59% da meta de recursos a serem mobilizados, demonstrando um progresso substancial em seus compromissos financeiros.
A entrevista com Mercadante ocorre em um momento crucial, destacando a importância dos esforços do BNDES na reestruturação econômica e industrial do Brasil.
Através dessas iniciativas, o banco busca não só revitalizar a indústria nacional, mas também posicionar o Brasil como um líder em inovação e sustentabilidade no cenário global, fomentando o crescimento econômico e a competitividade internacional.
A estratégia do BNDES para alcançar esses objetivos inclui o apoio a projetos que integrem tecnologias avançadas e práticas sustentáveis, além de expandir a capacidade exportadora do país.
Fonte: https://www.ocafezinho.com/2024/10/29/bndes-ja-destinou-a-empresas-mais-da-metade-dos-investimentos-ate-2026/