O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) anunciou nesta segunda-feira (22) a abertura de um concurso público para cargos de nível superior, com 150 vagas imediatas e 750 para cadastro de reserva. O edital, publicado no Diário Oficial da União e disponível no site do BNDES, marca o fim de um período de 12 anos sem processos de seleção pública na instituição, desde o último concurso realizado em 2012.
Inclusão e Diversidade
Pela primeira vez, o BNDES reservou uma cota de 30% das vagas para pessoas negras, buscando corrigir a sub-representação desse grupo na instituição, que atualmente conta com apenas 14,6% de negros(as). Além disso, o banco ampliou a reserva mínima de vagas para pessoas com deficiência (PcD) de 5% para 15%, após acordo com o Ministério Público Federal.
“Alinhado com a política do governo Lula, estamos construindo o BNDES do futuro, cada vez mais inclusivo. Por isso, nosso esforço em realizar um concurso que amplie as oportunidades para quem, historicamente, sempre teve menos chances, incluindo no serviço público. O banco tem compromisso com o combate às desigualdades”, afirmou o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante.
A diretora de Pessoas, Gestão e Operações do BNDES, Helena Tenório, destacou que os concursos do banco têm historicamente sido eficazes na contratação de profissionais de excelência em diversas carreiras. “No concurso atual, vamos demonstrar que é possível alcançar essa mesma excelência com uma equipe mais diversa.”
Cargos e Benefícios
O concurso oferece vagas para o cargo de analista em diversas áreas como administração, análise de sistemas, arquitetura, ciências contábeis, ciência de dados, comunicação social, direito, economia, engenharia e psicologia organizacional. A remuneração inicial é de R$ 20.900,00, com jornada de 35 horas semanais e benefícios como assistência à saúde, auxílio-educacional e plano de previdência complementar.
Inscrições e Provas
As inscrições começam na próxima sexta-feira, 26, e vão até 19 de agosto, no site da Fundação Cesgranrio, com taxa de R$ 110,00. Pela primeira vez, as provas serão aplicadas em todas as capitais brasileiras no dia 13 de outubro, com provas objetivas pela manhã e discursivas à tarde.
Os candidatos às vagas reservadas para negros passarão por heteroidentificação, e aqueles que se declararem PcD deverão enviar atestados conforme o edital.
Para mais informações, os interessados podem acessar o edital completo no site do BNDES.
Fonte: https://www.ocafezinho.com/2024/07/22/bndes-lanca-concurso-publico-apos-12-anos/