
A projeção do mercado para a inflação deste ano ficou estável em 5,65%, após duas semanas consecutivas de queda, informa Míriam Leitão em sua coluna no jornal O GLOBO. É o que mostra o Boletim Focus, divulgado nesta segunda-feira, pelo Banco Central.
Na semana passada, o Relatório de Política Monetária do Banco Central elevou suas projeções para o IPCA, mostrando a convergência da inflação para a meta apenas em 2027. No relatório Firmus, com empresas não-financeiras, divulgada na sexta-feira pelo BC, a estimativa também foi elevada, de 4,2% para 5,5%, traçando um cenário mais pessimista para a economia brasileira pelo empresariado.
Os analistas de mercado ouvidos pelo Banco Central, reduziram ligeiramente as estimativas para o PIB de 1,98% para 1,97% e para a cotação do dólar ao fim de 2025, de R$ 5,95 para R$ 5,92. A previsão para a taxa Selic foi mantida em 15%, apesar da sinalização da autoridade monetária de um novo aumento na reunião de maio e a indicação de que continuará perseguindo a meta, o que pode significar novas altas da Selic ou a manutenção por mais tempo da taxa em patamar elevado.
Não houve mudanças significativas no cenário relevante do BC para os outros anos.
Fonte: https://agendadopoder.com.br/boletim-focus-projecao-para-inflacao-fica-estavel-pib-e-dolar-devem-cair/