
A Petrobras anunciou nesta quinta-feira (21) a escolha de Bruno Moretti como novo presidente do seu Conselho de Administração. A decisão foi aprovada pelo colegiado e ele permanecerá no cargo até a próxima assembleia geral de acionistas, prevista para 2026.
A nomeação ocorre após a renúncia de Pietro Mendes, que deixou o conselho para assumir uma diretoria na Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). A saída de Mendes, que também é secretário de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do Ministério de Minas e Energia, já era esperada pelo mercado. Seu nome para a agência foi aprovado na semana passada pelo Senado Federal.
Formado em Economia pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Moretti tem mestrado pela UFRJ, doutorado pela UnB e atualmente é doutorando na Unicamp. Com ampla experiência no serviço público, iniciou sua carreira no Ministério do Planejamento e atuou como secretário executivo-adjunto da Casa Civil durante o governo de Dilma Rousseff.
Atualmente, ocupa o cargo de secretário especial de Análise Governamental da Presidência da República e já integrava o conselho da Petrobras, além de fazer parte do Comitê de Investimentos da estatal. Sua proximidade com os ministros Alexandre Silveira (Minas e Energia) e Rui Costa (Casa Civil) foi um dos fatores que fortaleceram sua escolha.
A eleição de Moretti segue o previsto no estatuto da companhia, que estabelece que, em caso de vacância, os demais conselheiros elegem o novo presidente do colegiado.
Fonte: https://agendadopoder.com.br/bruno-moretti-e-escolhido-como-novo-presidente-do-conselho-de-administracao-da-petrobras/