4 de julho de 2025
Campos Neto será vice-presidente do Nubank a partir de julho
Compartilhe:

O ex-presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, foi anunciado como novo vice-presidente da Nu Holdings, controladora do Nubank, segundo informou o portal G1 nesta terça-feira (6). O economista assumirá o cargo a partir de 1º de julho, após o fim do período de quarentena de seis meses exigido por lei para ex-integrantes da autoridade monetária que desejam atuar no setor privado.

De acordo com o Nubank, Campos Neto ocupará a função de Vice Chairman da empresa e chefe global de Políticas Públicas. Ele será subordinado diretamente ao CEO e fundador da companhia, David Vélez, com a missão de liderar iniciativas estratégicas em inovação, negócios e relações com reguladores internacionais. O ex-presidente do BC também integrará o Conselho de Administração da Nu Holdings como membro não independente.

“Estamos confiantes de que sua vasta experiência técnica nos setores financeiro e regulatório proporcionará uma liderança estratégica valiosa para o crescimento contínuo de nosso portfólio e operações na América Latina e em futuras geografias”, afirmou Vélez, destacando a contribuição de Campos Neto na criação de ferramentas como o Pix e o Open Finance durante sua passagem pelo Banco Central.

Além de representar o Nubank em fóruns e conselhos internacionais, o novo executivo será responsável por fortalecer a análise econômica e de risco das operações do grupo no Brasil e em outros países da América Latina. Em nota, Campos Neto declarou estar “ansioso por essa mudança de carreira e por liderar as equipes do Nubank em sua jornada contínua para desenvolver produtos e serviços financeiros inovadores”.

Campos Neto presidiu o Banco Central de 2019 a 2024. Durante sua gestão, a autarquia conquistou prestígio internacional, sendo ele o único a receber três vezes seguidas o prêmio de “Melhor Presidente de Banco Central do Ano” da revista LatinFinance. Também foi reconhecido em 2020 pela revista The Banker por sua atuação no combate à inflação durante a pandemia de Covid-19. Em 2024, o Banco Central foi eleito “Banco Central do Ano” pela Central Banking Magazine.

Sob sua liderança, o BC avançou em agendas de inclusão financeira, educação econômica, ampliação da concorrência e sustentabilidade. Lançamentos como o Pix, o Open Finance e o Drex (versão digital do real baseada em blockchain) marcaram sua gestão como iniciativas que modernizaram o sistema financeiro brasileiro e facilitaram o acesso ao crédito por milhões de pessoas.

Antes de integrar o serviço público, Campos Neto acumulou mais de 20 anos de experiência no setor financeiro, com passagens por instituições como Santander, Claritas Investments e Bozano Simonsen. Ele é graduado e mestre em Economia pela Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA).

Fonte: https://agendadopoder.com.br/campos-neto-sera-vice-presidente-do-nubank-a-partir-de-julho/