31 de julho de 2025
Castro assina carta a Alckmin que pede a prorrogação da
Compartilhe:
Foto: Reprodução

Janaína Lisboa

O governador do Rio, Cláudio Castro, foi um dos signatários de uma carta enviada ao vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, nesta quarta-feira, que pede a prorrogação do prazo das reduções tarifárias para veículos eletrificados. Além de Castro, outros cinco governadores assinam o documento. Tarcísio de Freitas, Jorginho Mello, Eduardo Leite, Romeu Zema e Ratinho Jr. completam a lista.

Os líderes estaduais pedem diálogo aprofundado para proteger a indústria automotiva nacional e empregos locais. No texto, os chefes dos Executivos demonstram preocupação com a possível aprovação dos pleitos de redução das tarifas de importação para veículos eletrificados nas modalidades semidesmontadas (SKD) e completamente desmontadas (CKD).

Os governadores destacam que a aprovação dos pedidos pode desestimular a industrialização, prejudicar fornecedores nacionais e comprometer milhares de empregos qualificados. O documento aponta ainda que a medida pode enfraquecer a política industrial construída ao longo de décadas.

“As medidas em análise, se aprovadas nos moldes pleiteados, podem representar risco de desestímulo à industrialização local e gerar efeitos adversos na cadeia automotiva como um todo. A substituição da produção local por montagens de kits importados com baixo valor agregado tende a comprometer empregos, fragilizar fornecedores nacionais e enfraquecer a política industrial construída ao longo de décadas”, afirmam os governadores no documento.