10 de janeiro de 2025
Com olhos no amanhã, BMW aposta na força da China
Compartilhe:

BMW fortalece sua presença na China com a maior equipe de engenharia fora da Alemanha, alianças estratégicas e inovação local que impulsionam a mobilidade global


A BMW possui o maior time de engenharia fora da Alemanha na China e desfruta de uma rede de parceiros muito forte no país, disse Frank Weber, membro do conselho da BMW AG, em entrevista à Xinhua.

“Temos mais de 3.000 pessoas trabalhando em engenharia para a BMW em quatro locais diferentes na China. Atualmente, elas estão focadas em todas as principais áreas do veículo. A principal é a criação de software na parte digital”, afirmou Weber à Xinhua durante a CES 2025 (Consumer Electronics Show), realizada esta semana na cidade de Las Vegas, nos Estados Unidos.

Na CES 2025, a BMW revelou seu cockpit inteligente imersivo de próxima geração, apresentando o revolucionário novo BMW Panoramic iDrive e o novo BMW Operating System X.

Projetado pensando nos usuários chineses, 70% do código-fonte do BMW Operating System X foi desenvolvido e adaptado para atender às necessidades locais.

“Isso reflete o profundo entendimento e o compromisso da BMW com o mercado chinês, garantindo que a lógica central do sistema esteja perfeitamente alinhada aos usuários locais”, disse a empresa.

“A equipe de P&D (pesquisa e desenvolvimento) da BMW na China triplicou nos últimos três anos e desempenhará um papel maior na P&D global da BMW. As principais experiências digitais do BMW Operating System X na China são desenvolvidas pela equipe digital de P&D da China, em conjunto com a organização global”, afirmou Robert Kahlenberg, vice-presidente sênior de P&D da BMW na China.

“Muitas funções voltadas ao cliente são desenvolvidas especificamente para a China, em parceria com o ecossistema de inovação e empresas de tecnologia locais, como assistentes de voz, navegação, entretenimento e jogos, e funções de IA (inteligência artificial)”, destacou Kahlenberg.

Weber ressaltou que a China é um mercado muito importante para a BMW. “Fazemos de tudo para ter os produtos mais competitivos nesse ambiente altamente competitivo.”

“Também é claro que os clientes chineses são muito interessantes para nós, porque estão à frente em seu pensamento e na forma como percebem o veículo”, disse Weber.

“Agora temos uma equipe muito capaz, e 80% do sistema digital atual, incluindo o sistema de infotainment, é específico para a China, e 70% disso é desenvolvido na China”, explicou Weber à Xinhua.

As capacidades de inovação da China são importantes não apenas para o país, mas também para o restante do mundo, observou ele.

“A velocidade com que se vê inovação na China, a disposição para correr riscos e a cultura estão criando um ambiente de inovação altamente competitivo”, acrescentou Weber.

Com informações de Xinhua*

Fonte: https://www.ocafezinho.com/2025/01/10/com-olhos-no-amanha-bmw-aposta-na-forca-da-china/