
Na manhã do dia 26 de março de 2025, de 8h30 às 13h, o Hotel Royal Tulip, em Brasília, será palco de um importante debate sobre a Margem Equatorial, região considerada estratégica para o futuro do Brasil no setor de petróleo e gás. O evento organizado pelo Brasil 247, pela TV 247 e pela Agenda do Poder reunirá autoridades políticas, especialistas em energia, representantes da indústria e líderes ambientais para discutir os desafios e oportunidades relacionados à exploração de petróleo na região.
A Margem Equatorial, frequentemente chamada de “novo pré-sal”, tem despertado grande interesse devido ao seu potencial de reservas, estimadas em 10 bilhões de barris de petróleo, segundo o Ministério de Minas e Energia. A exploração dessa área pode gerar investimentos da ordem de R$ 280 bilhões e criar cerca de 350 mil empregos, além de contribuir de forma significativa para a arrecadação de royalties, que podem superar R$ 1 trilhão e contribuir para a implementação de políticas públicas de impacto na área social.
O encontro contará com a participação do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, que falará sobre a importância da Margem Equatorial para a segurança energética nacional. O senador Randolfe Rodrigues (PT-AP), líder do governo Lula, abordará o impacto do tema para o país e para o estado do Amapá. O governador Clécio Luís, discutirá o potencial transformador da Margem Equatorial para a economia local. A secretária de Meio Ambiente do estado, Taísa Mendonça, falará sobre os cuidados ambientais necessários para a exploração de petróleo na região, enquanto a secretária de Povos Indígenas, Sonia Jeanjacque, abordará os impactos da atividade petrolífera nas comunidades indígenas.
Em outro painel, serão discutidas as possibilidades de uso dos royalties do petróleo para o desenvolvimento de políticas públicas municipais. O prefeito de Maricá, Washington Quaquá, compartilhará a experiência de sua cidade com os recursos provenientes do petróleo. Além dele, representantes do setor de óleo e gás avaliarão as projeções econômicas associadas à Margem Equatorial, bem como sua importância para a segurança energética do país. O presidente do Clube de Engenharia do Brasil, Francis Bogossian, discutirá como conciliar exploração petrolífera e sustentabilidade, enquanto o coordenador da Federação Única dos Petroleiros, Deyvid Bacelar, abordará as consequências para os trabalhadores do setor.
No encerramento do evento, Ricardo Cappelli, presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), falará sobre os impactos da Margem Equatorial para a indústria e a soberania nacional. O ministro Waldez de Góes, que já governou o Amapá durante vários mandatos, também será um dos palestrantes do evento, aborando o potencial transformador para a economia da Região Norte.
O evento será transmitido ao vivo pela TV 247 e contará com a cobertura de veículos especializados. A Agenda do Poder está entre os parceiros na divulgação, reforçando a amplitude do debate sobre a Margem Equatorial, considerada uma nova fronteira para o Brasil no setor de petróleo e gás.
A iniciativa busca colocar em pauta um tema vital para o desenvolvimento nacional, sobretudo para as regiões Norte e Nordeste, que podem se beneficiar de investimentos e geração de empregos. Ao mesmo tempo, a preocupação com o meio ambiente e as comunidades locais permanece como um dos principais desafios a serem enfrentados pelos órgãos governamentais, pela indústria e pela sociedade civil organizada durante esse processo de expansão.
Inscreva-se neste link para participar do evento
Com informações do 247.
Fonte: https://agendadopoder.com.br/em-brasilia-evento-discute-o-potencial-da-margem-equatorial-e-politicas-publicas-decorrentes-dos-royalties-inscreva-se/