
O governo brasileiro reagiu com ironia à decisão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de abrir uma investigação comercial contra o Brasil que inclui o Pix entre os alvos. A resposta foi publicada nas redes sociais nesta quarta-feira (16), em tom bem-humorado e assertivo, com a frase: “O Pix é nosso, my friend”. A postagem oficial é acompanhada por uma arte que reforça a defesa do sistema de pagamentos desenvolvido pelo Banco Central
A investigação, anunciada pelo Escritório do Representante Comercial dos EUA (USTR, na sigla em inglês), ocorre em paralelo à nova tarifa de 50% sobre produtos brasileiros, prevista para entrar em vigor em 1º de agosto. O inquérito inclui alegações como possíveis barreiras a redes sociais, distorções no comércio de serviços digitais e até menções ao fluxo de produtos na Rua 25 de Março, tradicional centro comercial popular de São Paulo.
“Parece que nosso Pix vem causando ciúme danado”
No caso do Pix, o governo brasileiro reforçou sua posição de autonomia em relação à plataforma, criada em 2020 pelo Banco Central e amplamente adotada no país. “Parece que nosso Pix vem causando um ciúme danado lá fora, viu?”, diz a publicação. “Tem até carta reclamando da existência do nosso sistema seguro, sigiloso e sem taxas”, completou o texto, referindo-se ao documento enviado por Jamieson Greer, representante comercial da gestão Trump.
A publicação oficial ainda destaca o sucesso da ferramenta, com mais de 175 milhões de usuários e consolidada como o meio de pagamento mais utilizado pelos brasileiros. Ao final, o governo conclui de forma enfática: “Nada de mexer com o que tá funcionando, ok?”.
Embora a resposta tenha gerado repercussão nas redes, a medida norte-americana é vista com preocupação por setores do comércio e da diplomacia brasileira, que temem novas tensões bilaterais. A ofensiva faz parte de uma escalada protecionista da administração Trump, que tem ampliado pressões sobre países que mantêm laços comerciais com a Rússia e resistem a sanções mais duras.
A postura do governo Lula marca uma tentativa de se diferenciar em tom e conteúdo da retórica de Washington, reforçando o papel do Brasil como agente soberano no desenvolvimento de soluções tecnológicas e financeiras próprias.
LEIA MAIS
Fonte: https://agendadopoder.com.br/governo-ironiza-trump-e-defende-pix-nas-redes-sociais-o-pix-e-nosso-my-friend/