A Secretaria de Estado de Defesa do Consumidor (SEDCON) e o Procon-RJ lançaram o Guia do Consumidor Esperto, um informativo com orientações práticas para aproveitar as promoções da Black Friday sem cair em armadilhas nem comprometer o orçamento. O material traz dicas de planejamento, orientações sobre como agir em caso de arrependimento e cuidados contra golpes comuns durante o período de grandes descontos.
Cartilha traz lista de preços monitorados
Além de alertas e recomendações, o guia apresenta uma lista de preços de produtos monitorados entre abril e outubro deste ano, permitindo que o consumidor compare valores e identifique eventuais falsas promoções. A ação busca reforçar o consumo consciente e evitar que compradores sejam enganados por anúncios que simulam descontos inexistentes.
Segundo o secretário de Estado de Defesa do Consumidor, Gutemberg Fonseca, o objetivo é garantir segurança e informação ao consumidor. “A Black Friday é uma ótima oportunidade de compra, mas também exige atenção redobrada. É importante pesquisar, comparar preços e desconfiar de ofertas muito abaixo do valor de mercado. Nosso objetivo é proteger o consumidor e incentivar o consumo responsável”, afirmou.
Black Friday movimenta comércio nacional
Tradicional data do varejo, a Black Friday será oficialmente celebrada no dia 28 de novembro, mas as promoções já começaram a movimentar o comércio físico e online em todo o país. Criada nos Estados Unidos, a campanha se consolidou no Brasil desde 2010 e hoje é uma das principais oportunidades para consumidores anteciparem as compras de fim de ano.
O Guia do Consumidor Esperto está disponível para download gratuito nos sites da SEDCON e do Procon-RJ. O acesso pode ser feito diretamente pelo link: https://www.rj.gov.br/procon/sites/default/files/2025-11/guia%20blackfriday.pdf.
Fonte: https://agendadopoder.com.br/guia-do-consumidor-esperto-ensina-como-evitar-armadilhas-na-black-friday/
