11 de agosto de 2025
Haddad culpa extrema-direita e Eduardo Bolsonaro por cancelamento de reunião
Compartilhe:

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta segunda-feira (11) que a reunião prevista para quarta-feira com o secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent, foi cancelada após o que classificou como uma “articulação da extrema-direita”. A informação foi divulgada em entrevista à GloboNews.

Segundo Haddad, o encontro virtual tinha como objetivo discutir o impacto do aumento de tarifas anunciado pelo governo americano sobre produtos brasileiros, medida que afeta diretamente setores estratégicos da economia. O ministro disse que não há previsão de nova data para a reunião e que a situação evidencia a falta de prioridade do tema comercial na relação bilateral.

“A militância antidiplomática dessas forças de extrema-direita, que atuam junto à Casa Branca, tomou conhecimento da minha fala e agiu junto a alguns assessores, e a reunião virtual que seria na quarta-feira foi desmarcada”, declarou. Ele explicou que o cancelamento foi comunicado por e-mail, sem indicação de reagendamento.

Haddad cita ameaças de Eduardo Bolsonaro

Haddad afirmou ainda que esse tipo de interferência prejudica as negociações entre os países e citou o deputado licenciado Eduardo Bolsonaro (PL) como um dos responsáveis por tentar fechar canais de diálogo com Washington. “Depois da entrevista em que ele disse que agiria contra os interesses do país foi que aconteceu o episódio de cancelamento. Não há como não relacionar uma coisa com a outra”, disse o ministro.

O chefe da Fazenda lembrou que Bessent já havia se manifestado publicamente contra o ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, acusando-o de promover censura e perseguições políticas no Brasil.

Enquanto as negociações com o governo americano enfrentam obstáculos, Haddad deve se reunir ainda nesta semana com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e com o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin (PSB), para definir os detalhes de um plano de apoio aos exportadores brasileiros impactados pelas novas tarifas.

LEIA MAIS

Fonte: https://agendadopoder.com.br/haddad-culpa-extrema-direita-e-eduardo-bolsonaro-por-cancelamento-de-reuniao-com-secretario-do-tesouro-dos-eua/