7 de agosto de 2025
Lula e primeiro-ministro da Índia conversam por uma hora e
Compartilhe:

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversou por telefone durante cerca de uma hora, nesta quinta-feira (7), com o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi. Segundo nota oficial do Palácio do Planalto, o diálogo reforçou o compromisso de ambos os países com o multilateralismo e com uma resposta coordenada às tarifas unilaterais impostas pelos Estados Unidos sob o governo Donald Trump. Brasil e Índia receberam as tarifas mais altas: 50%.

A conversa também serviu para fortalecer a aliança entre Brasil e Índia diante das medidas protecionistas norte-americanas, que impactaram fortemente os dois países. Ambos concordaram em intensificar a cooperação bilateral e buscar formas de ampliar o comércio e reduzir a vulnerabilidade a decisões econômicas unilaterais.

Cooperação estratégica e visita de Estado

Lula e Modi celebraram os avanços da recente visita oficial do premiê indiano ao Brasil, ocorrida em julho, e confirmaram que o presidente brasileiro fará uma visita de Estado à Índia no início de 2026. Como preparação, o vice-presidente Geraldo Alckmin viajará ao país em outubro, durante a reunião do Mecanismo de Monitoramento de Comércio.

A delegação brasileira será composta por ministros e empresários, com foco em ampliar parcerias estratégicas nas áreas de comércio, defesa, energia, minerais críticos, saúde e inclusão digital.

Meta comercial e integração digital

Os dois líderes reafirmaram a meta de elevar o comércio bilateral para mais de US$ 20 bilhões até 2030. Também discutiram a ampliação do acordo comercial entre o Mercosul e a Índia e trocaram experiências sobre as plataformas de pagamento digital Pix, do Brasil, e UPI, da Índia.

A cooperação no âmbito do Brics foi outro ponto da conversa. Lula e Modi classificaram como positiva a última Cúpula realizada no Brasil e iniciaram a articulação para a transição da presidência do bloco, que será assumida pela Índia. Ambos defenderam o fortalecimento do Brics como força de equilíbrio no cenário global.

Fonte: https://agendadopoder.com.br/lula-e-primeiro-ministro-da-india-conversam-por-uma-hora-e-alinha-reacao-contra-tarifaco-de-trump/