28 de julho de 2025
Petrobras anuncia corte de 14% no preço do gás natural
Compartilhe:

A Petrobras comunicou nesta segunda-feira (29) que reduzirá em 14% os preços de venda da molécula de gás natural para distribuidoras a partir de sexta-feira, 1º de agosto. A medida impacta diretamente o fornecimento de gás canalizado e gás natural veicular (GNV), mas não contempla o gás liquefeito de petróleo (GLP), o tradicional botijão de cozinha.

Segundo a estatal, os contratos firmados com as distribuidoras — como a Naturgy, responsável pelo fornecimento no Rio de Janeiro — preveem reajustes trimestrais com base em dois fatores principais: a cotação internacional do petróleo tipo Brent e a taxa de câmbio. Para o trimestre iniciado em agosto de 2025, o Brent recuou 11%, enquanto o real se valorizou 3,2% frente ao dólar, o que resultou na redução anunciada.

A Petrobras explicou que as variações aplicadas a cada distribuidora ainda dependem dos produtos contratados e de mecanismos adicionais de comercialização adotados em 2024, como prêmios por performance e estímulos à demanda. Desde dezembro de 2022, a empresa acumula uma redução de aproximadamente 32% no preço médio da molécula de gás natural vendida às distribuidoras, já considerando o novo corte.

A estatal enfatizou que o preço final ao consumidor não depende apenas da tarifa da molécula vendida, mas também de outros fatores, como o custo de transporte, os contratos específicos de suprimento e a estrutura tarifária de cada distribuidora. “A Petrobras ressalta que o preço final do gás natural ao consumidor não é determinado apenas pelo preço de venda da molécula pela companhia, mas também pelo custo do transporte até a distribuidora, pelo portfólio de suprimento de cada distribuidora”, afirmou a empresa em nota.

No caso do Rio de Janeiro, a distribuidora Naturgy informou os percentuais de redução que serão repassados aos consumidores. Para os clientes da Região Metropolitana atendidos pela Ceg, a queda média será de 1,39% no segmento residencial (consumo de 7 m³/mês), 1,45% no comercial (400 m³/mês), 3,73% para os postos de GNV e 3,47% para as indústrias (3 Mm³/mês).

Já para os consumidores do interior do estado, atendidos pela Ceg Rio, a redução será mais expressiva: 3,50% no residencial, 4,07% no comercial, 7,27% para postos de GNV e 5,56% no segmento industrial.

Fonte: https://agendadopoder.com.br/petrobras-anuncia-corte-de-14-no-preco-do-gas-natural-para-distribuidoras-a-partir-de-agosto/