
Uma comitiva de senadores brasileiros embarcará para os Estados Unidos entre os dias 28 e 30 de julho com o objetivo de negociar diretamente com autoridades e empresários americanos alternativas ao chamado “tarifaço” anunciado pelo presidente Donald Trump contra produtos brasileiros.
A missão parlamentar será liderada por Nelsinho Trad (foto) (PSD-MS), presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado. Ao lado dele, integram a delegação nomes como Tereza Cristina (PP-MS), Marcos Pontes (PL-SP), Jaques Wagner (PT-BA), Esperidião Amin (PP-SC), Rogério Carvalho (PT-SE), Fernando Farias (MDB-AL) e Carlos Viana (Podemos-MG).
Encontros com empresários e parlamentares americanos
Em vídeo publicado nas redes sociais, Trad explicou a agenda da missão. “Vamos nos reunir com empresários americanos e brasileiros. E também com parlamentares americanos, para mostrar que queremos estreitar a relação com os Estados Unidos. Não pode continuar fria como está”, afirmou o senador.
No primeiro dia da viagem, os congressistas terão encontros com representantes do setor empresarial. Já no segundo dia, as reuniões serão com parlamentares dos EUA. O objetivo é reforçar os laços diplomáticos e econômicos entre os dois países e tentar evitar que as sobretaxas comerciais, sugeridas por Trump, avancem em caso de vitória do republicano nas eleições americanas de 2025.
Diplomacia brasileira já atua nos bastidores
Segundo Nelsinho Trad, a articulação conta com o apoio direto do Itamaraty. Na manhã desta quarta-feira (23), ele se reuniu virtualmente com o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, para alinhar os pontos da estratégia brasileira. Vieira destacou que o governo já mantém diálogo com o setor privado americano e com integrantes do Tesouro dos EUA.
O chanceler também lembrou que, nos últimos 15 anos, os Estados Unidos têm mantido um superávit comercial acumulado de US$ 410 milhões com o Brasil — argumento usado como contrapeso à narrativa protecionista de Trump. A complementariedade das economias, segundo Vieira, é constantemente reforçada nas negociações bilaterais.
Pressão e tentativa de desmobilização do tarifaço
Na semana passada, o encarregado de negócios da Embaixada dos EUA no Brasil, Gabriel Escobar, se reuniu com parlamentares brasileiros em Brasília na tentativa de conter a tensão provocada pelas atitudes de Trump.
Fonte: https://agendadopoder.com.br/senadores-brasileiros-viajam-aos-eua-para-tentar-barrar-tarifaco-de-trump/