
O ex-presidente dos Estados Unidos e candidato republicano Donald Trump anunciou que as tarifas sobre México e Canadá entrarão em vigor em 4 de março, conforme planejado. Segundo ele, a decisão se mantém devido à entrada “inaceitável” de drogas nos EUA, especialmente fentanil. Além disso, uma tarifa adicional de 10% será imposta sobre a China na mesma data.
A declaração foi feita nesta quinta-feira (27) em sua rede social, Truth Social. Trump justificou as medidas alegando que os entorpecentes continuam chegando ao país em “níveis muito altos”, e que as tarifas são uma forma de pressionar os governos vizinhos a reforçarem o controle sobre o tráfico.
“Não podemos permitir que esse flagelo continue prejudicando os EUA. Até que ele pare ou seja significativamente reduzido, as tarifas previstas para 4 de março serão aplicadas”, escreveu Trump. “Da mesma forma, será cobrada da China uma tarifa adicional de 10% nessa data.”
Trump chegou a indicar que poderia adiar implantação das tarifas
O anúncio eliminou dúvidas sobre o prazo de implementação das tarifas punitivas contra os parceiros comerciais dos EUA. No dia anterior, Trump havia sugerido que poderia adiar a medida por um mês, mas voltou atrás. Paralelamente, membros de seu governo indicaram que as chamadas “tarifas recíprocas” podem ser aplicadas a partir de abril.
A repercussão no mercado financeiro foi imediata. O dólar subiu 0,6% em relação a outras moedas, enquanto o renminbi offshore da China caiu 0,3%. O dólar canadense e o peso mexicano também recuaram. Já o S&P 500, que registrava tendência de alta, passou a operar em leve queda de 0,1% nas negociações iniciais.
Com informações da Folha de S.Paulo
Fonte: https://agendadopoder.com.br/trump-confirma-tarifas-sobre-mexico-canada-e-china-para-4-de-marco/