
Na carta endereçada ao presidente Lula, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, informa que determinou a abertura de uma investigação formal contra o Brasil por supostas práticas comerciais desleais, especialmente no setor digital.
Segundo o documento, o Brasil estaria promovendo “ataques contínuos às atividades comerciais digitais de empresas americanas, bem como outras práticas comerciais desleais”. Com isso, Trump solicitou ao Representante de Comércio dos EUA, Jamieson Greer, que inicie imediatamente uma investigação com base na chamada Seção 301 da Lei de Comércio dos Estados Unidos de 1974.
“Estou instruindo o Representante de Comércio dos Estados Unidos, Jamieson Greer, a iniciar imediatamente uma investigação da Seção 301 sobre o Brasil”, escreveu o presidente americano na carta.
A Seção 301 autoriza o governo dos EUA a investigar e retaliar práticas comerciais consideradas abusivas por países estrangeiros. Se confirmadas as irregularidades, as medidas podem incluir sanções econômicas e imposição de tarifas a produtos importados do país alvo — como já ocorreu com a China durante o primeiro mandato de Trump. Em 2019, por exemplo, Washington elevou em 15% as tarifas sobre mais de US$ 120 bilhões em produtos chineses. O sucessor de Trump, Joe Biden, também utilizou o mesmo dispositivo legal para endurecer medidas comerciais contra Pequim.
A ação contra o Brasil se soma a uma série de iniciativas recentes da administração Trump para aumentar a pressão econômica sobre países considerados “não cooperativos” pelos Estados Unidos. Desde segunda-feira (7), a Casa Branca tem enviado cartas a diversos líderes mundiais comunicando o retorno das chamadas “tarifas recíprocas”, com previsão de entrada em vigor a partir de 1º de agosto.
A nova ofensiva de Trump ocorre em meio a um cenário de crescente tensão entre o governo americano e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Em carta enviada diretamente ao líder brasileiro, Trump criticou decisões do Supremo Tribunal Federal (STF) e expressou apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro, seu aliado político.
Fonte: https://agendadopoder.com.br/trump-ordena-investigacao-comercial-contra-o-brasil-por-praticas-desleais/