
Em meio à instabilidade e pânico nos mercados internacionais, o ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump pediu calma e reforçou sua confiança nos resultados das tarifas comerciais. Em publicação feita nesta segunda-feira (7) na rede Truth Social, antes da abertura do mercado norte-americano, Trump fez um apelo direto à população e aos investidores: “Seja forte, corajoso e paciente, e GRANDEZA será o resultado!”.
Ele também criticou reações apressadas diante das flutuações do mercado e ironizou possíveis adversários políticos: “Os Estados Unidos têm uma chance de fazer algo que deveria ter sido feito DÉCADAS ATRÁS. Não seja fraco! Não seja estúpido! Não seja um PANICANO (Um novo partido baseado em pessoas fracas e estúpidas!)”.
As declarações vieram em meio à queda acentuada nas bolsas da Ásia e da Europa, além da forte baixa nos futuros dos EUA. Ainda na manhã de segunda-feira, Trump reiterou sua visão otimista sobre a economia americana e defendeu que a política de tarifas adotada por seu governo trará benefícios concretos no médio e longo prazo, inclusive com o aumento da arrecadação do país.
Apesar das reações negativas do mercado, Trump mantém sua posição de que a imposição de tarifas é uma medida necessária para proteger a indústria e os trabalhadores americanos. A fala faz parte de uma estratégia de campanha que busca reforçar o discurso de soberania econômica e enfrentamento direto com países considerados concorrentes comerciais dos Estados Unidos, como a China.
Com informações de CNN Brasil
Fonte: https://agendadopoder.com.br/trump-pede-calma-ao-mercado-e-diz-que-grandeza-sera-o-resultado/