3 de maio de 2025
Turismo religioso motiva criação da Rota da Fé em Barra
Compartilhe:

Com o crescimento do turismo religioso no Brasil — responsável por atrair cerca de 20 milhões de visitantes e movimentar R$ 15 bilhões por ano, segundo o Ministério do Turismo — os municípios de Barra Mansa e Quatis, no Sul Fluminense, lançaram o projeto Rota da Fé.

A iniciativa busca integrar pontos religiosos e históricos da região, promovendo o turismo sustentável e valorizando o patrimônio cultural. O projeto conta com o apoio do Sebrae, que oferece suporte técnico às prefeituras na criação dos roteiros, capacitação de empreendedores e fortalecimento da economia local.

A proposta foi discutida em reunião realizada na última terça-feira (29). O encontro contou com a presença dos prefeitos de Barra Mansa, Luiz Furlani e de Quatis, Aluísio d’Elias; dos padres Paulo Sérgio e Ronaldo Santos; de representantes do Sebrae; do presidente da Fundação Cultura, Alexandre Caneda; da coordenadora de Turismo e Artesanato de Barra Mansa, Bhella Santos e de secretários municipais.

“Estamos unindo forças com o Sebrae para impulsionar o Turismo Religioso, que primeiro tem que ser para o morador; para os que estão nas localidades. Se for bom para eles, será positivo para quem percorrer a rota. Esperamos um incremento no turismo e também um resgate das tradições religiosas”, explicou Bhella Santos.

A rota prevê visitas a igrejas centenárias, santuários, capelas e celebrações populares, como a Igreja Matriz de São Sebastião, em Barra Mansa, e o Santuário de Nossa Senhora do Rosário, em Quatis, combinando experiências de fé, cultura e gastronomia.

O pré-lançamento está programado para 15 de agosto, durante a Festa de Nossa Senhora do Amparo, em Barra Mansa, e para 7 de outubro, na Festa de Nossa Senhora do Rosário, em Quatis. O lançamento oficial ocorrerá em 11 de outubro, no Santuário Diocesano Coração Eucarístico de Jesus, no distrito de Floriano.

Além do apelo religioso, o projeto visa estimular a economia regional, beneficiando pequenos negócios de hospedagem, alimentação, transporte e artesanato, e incentivando o empreendedorismo local.

Fonte: https://agendadopoder.com.br/turismo-religioso-motiva-criacao-da-rota-da-fe-em-barra-mansa-e-quatis/