25 de julho de 2025
Vazamento de dados atinge mais de 11 milhões de brasileiros
Compartilhe:

O Banco Central (BC) e o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) confirmaram, na noite desta quarta-feira (23), um incidente de segurança que resultou no acesso indevido a dados cadastrais de mais de 11 milhões de brasileiros vinculados ao sistema Pix. O caso ocorreu nos dias 20 e 21 de julho, por meio do Sistema de Busca de Ativos do Poder Judiciário (Sisbajud), operado pelo CNJ.

Segundo as autoridades, os dados acessados indevidamente referem-se a informações cadastrais — como nome completo, chave Pix, nome da instituição bancária, número da agência e número da conta — que não permitem transações financeiras ou consulta a saldos e extratos. Dados sensíveis, como senhas e informações protegidas por sigilo bancário, não foram afetados.


BC aciona PF e ANPD, mas minimiza impacto do vazamento

Apesar de considerar o impacto potencial como baixo, o Banco Central informou que acionou a Polícia Federal (PF) e a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) para acompanhar o caso. O BC afirmou ainda que tomou “todas as medidas necessárias” para a apuração do incidente e reforçou seu compromisso com a transparência, mesmo que a legislação não exigisse a comunicação formal do caso.


CNJ corrige falha e lança canal de verificação online

O Conselho Nacional de Justiça informou que o problema foi “imediatamente identificado, corrigido e o sistema voltou a operar normalmente”. Como forma de dar suporte aos cidadãos, será disponibilizado no site oficial do CNJ (www.cnj.jus.br) um canal exclusivo para verificar se os dados de uma pessoa foram expostos.

O órgão alerta que não utilizará outros meios de contato, como ligações, SMS ou e-mails, para comunicar diretamente os afetados, evitando o risco de golpes que possam se aproveitar do incidente.

O número de pessoas afetadas equivale a cerca de 7% do total de usuários com chave Pix no país, segundo estimativas oficiais.

Fonte: https://agendadopoder.com.br/vazamento-de-dados-atinge-mais-de-11-milhoes-de-brasileiros-com-chave-pix-revelam-bc-e-cnj/