19 de abril de 2025
Deputados da Alerj farão sobrevoo de helicóptero em Imunana-Laranjal
Compartilhe:

Após o anúncio inesperado de mudanças no Pix pelo Banco Central, que ocorreu na última quinta-feira (6), o governo Lula enfrentou um momento de apreensão. Sem um planejamento estratégico de comunicação, a falta de informações claras gerou receios de uma nova onda de desinformação, similar àquela vivenciada em janeiro, quando a oposição aproveitou o tema para criticar o governo.

Diante do risco de desgaste político, Sidônio Palmeira, ministro da Secretaria de Comunicação Social (Secom), agiu rapidamente para controlar a situação e evitar que a narrativa fosse dominada pela oposição. Ao tomar conhecimento das alterações quando o assunto já estava em alta nas redes sociais, Sidônio percebeu a necessidade urgente de esclarecer o objetivo das mudanças antes que especulações se espalhassem ainda mais.

A primeira medida foi contatar Gabriel Galípolo, presidente do Banco Central, para alinhar uma resposta pública que pudesse dissipar a confusão e impedir o pânico entre os usuários do Pix. O temor era que a repercussão negativa ofuscasse os anúncios de medidas econômicas que o governo planejava apresentar naquele mesmo dia, voltadas para a contenção da alta nos preços dos alimentos.

“O que a gente não quer é morto fazendo Pix”: slogan anticrise

A estratégia da Secom baseou-se em dois pilares principais. O primeiro consistiu na produção de um vídeo de 1 minuto e 30 segundos, no qual Galípolo explicava detalhadamente as novas medidas de segurança do sistema de pagamentos instantâneos. O segundo pilar foi a criação de um slogan impactante: “o que a gente não quer é morto fazendo Pix”. Essa frase logo se tornou parte do discurso oficial, sendo amplamente repercutida entre autoridades do governo e parlamentares, incluindo Gleisi Hoffmann, futura ministra das Relações Institucionais.

As novas medidas anunciadas pelo Banco Central visam fortalecer a segurança do Pix, excluindo chaves vinculadas a CPFs e CNPJs irregulares na Receita Federal e impondo restrições adicionais à alteração de dados cadastrados. Essas ações buscam garantir a conformidade dos nomes vinculados às chaves Pix com os registros da Receita Federal, reforçando a integridade do sistema de pagamentos.

Com informações de Brasil 247

Fonte: https://agendadopoder.com.br/video-comunicacao-agil-sidonio-entra-em-cena-para-evitar-panico-com-novas-regras-do-pix/